Doty deu como exemplos os fenómenos “Je suis Charlie” e o anterior “Ice Bucket Challenge” para falar do mundo como as pessoas se unem no mundo digital. “Se queres ir rápido vai sozinho. Se queres chegar longe vai acompanhado”, afirmou, para simbolizar a sua convicção de que o futuro está no digital.
E aumentar o crescimento do meio digital na indústria da comunicação comercial foi precisamente o que presidiu à criação do IAB, em 1996, nos Estados Unidos, sendo que existem já 43 representações em todo o mundo. Uma expansão que mostra que não há fronteiras no digital. “Precisamos de ser mais internacionais”, afirma Doty.
Sobre o potencial do digital falou também o responsável pelo IAB Portugal, Bernardo Rodo, da OMD, citando o facto de 86% do investimento mundial se fazer já em media digital.
Quanto à criação do IAB Portugal, o presidente revela que a regra base do projeto é “nunca abrir um IAB para fechar” e que “fazer parte da respeitadíssima network do IAB é uma grande responsabilidade”.
Estava dado o mote para se falar de eficácia do investimento digital, num painel com Luís Mergulho, do Omnicom Media Group Portugal, Fernanda Marantes, do Havas Media Group, José Pedro Dias Pinheiro, do GroupM, Alberto Rui Pereira, da IPG Mediabrands, Manuel Falcão, da Nova Expressão, e Nuno Frazão, do Dentsu Aegis Group.
Em debate estiveram os desafios das agências de meios em Portugal no aconselhamento de anunciantes e na adaptação dos conteúdos publicitários para o meio digital.