O Festival CCP faz um convite: “Traz outro amigo também”

Já é conhecido o tema da 25.ª edição do Festival CCP. “Traz outro amigo também” é o mote, não só do festival, como também da 10.ª Semana Criativa de Lisboa, que se realiza de 19 a 26 de maio de 2023.

Festival CCP

O clube celebra este ano o seu 25.º aniversário, sendo esta a primeira edição sob a denominação de Clube da Criatividade de Portugal (CCP). A Direção CCP reforça a importância da inclusividade de todos os envolvidos na criatividade portuguesa para que ela saia “mais forte e mais valorizada”.

Pedro Bidarra, José Carlos Campos, Pedro Ferreira e Jorge Teixeira, todos eles fundadores do CCP, afirmam que o clube foi criado num contexto muito diferente daquele que se vive hoje e que, por haver dinheiro e otimismo, era mais fácil chegar às pessoas.

25 anos depois, com “orçamentos minguados, media fragmentada, um consumidor que escolhe o que quer ver e o pessimismo a dominar o mundo”, o CCP continua com a missão de valorizar a criatividade portuguesa na publicidade e no design e os profissionais que nela trabalham.

Assim, e como justificação para a escolha desta, a organização destaca que, mais do que nunca, a criatividade precisa de amigos. “Pensemos nas amizades essenciais. O copy precisa do diretor de arte como o designer precisa do tipógrafo ou o UX/UI precisa das linhas de código. Todos os que escrevem ‘voz off’ vão precisar de um locutor. Toda a estratégia certeira precisa de brilhar na ideia. E depois, é preciso haver um cliente que a queira”, explica o CCP.

“O bom guião precisa de um realizador. Como o poster precisa do papel e da tinta. Todo o projeto precisa de ter um gestor. Toda a campanha precisa de meios para chegar às pessoas. E até a inteligência artificial precisa da inteligência real. Nenhum criativo é uma ilha. E este festival, o dos 25 anos do CCP, é sobre o arquipélago de gente que é preciso juntar para andarmos para a frente”, acrescenta.

Ainda a propósito da 25.ª edição do festival, a direção CCP lançou o convite a Diogo Potes, designer e diretor criativo do STUDIO Potes, para a criação da entidade gráfica do do evento.

O profissional explica que a ideia foi fazer uma imagem colorida e divertida, tal como todos os trabalhos a concurso. No tema propriamente dito, simples, “como uma rede de amigos que se ligam”.

Sexta-feira, 10 Março 2023 11:17


PUB