Briefing | Quais as principais dificuldades sentidas no decorrer do projeto, uma vez que ainda são alunos?
Diogo Reis Pereira | Podíamos considerar como dificuldades tanto a inexperiência dos alunos na área, como a aplicação prática junto de um cliente real. No entanto, foi precisamente nesses pontos que identificámos as oportunidades de aprendizagem ideias para a turma, tendo em conta que queríamos prepará-la para o mercado de trabalho.
Neste processo, trabalhámos como se fossemos uma agência e ensinámos os alunos a elaborar uma proposta de marketing digital para um cliente específico, cobrindo de forma abrangente as áreas onde podíamos atuar. Com base no que aprenderam e nas ferramentas disponíveis, foi necessário pensar de forma estratégica e específica sobre este cliente e criar propostas tangíveis para a sua presença digital, a comunicação nas redes sociais e os conteúdos a elaborar.
Todas as propostas de desenvolvimento têm objetivos específicos e formas de os medir para determinar a eficácia das ideias. Portanto, os alunos tiveram de pensar criativamente e criar uma estrutura de trabalho para cumprir com o briefing do cliente, neste caso, da indústria da música. Passar por esta experiência prepara-os para trabalhar qualquer outro cliente, empresa ou particular, quer se trabalhe por conta própria ou por conta de outrem.
Quais considera que foram os fatores diferenciadores do projeto destes alunos?
Sem dúvida a abordagem jovem e fresca dos mais jovens que estão dentro do público-alvo do cantor, mas também uma visão proveniente de outras áreas de negócio, que não o marketing, que enriqueceram a perspetiva e o conteúdo do trabalho.
Destaco também o conhecimento e fluência nos canais e redes sociais mais populares dentro das franjas mais jovem e o conhecimento de vários exemplos que podiam ajudar o cantor a atingir os seus objetivos, nomeadamente a utilização do TikTok, que é a rede social que atualmente dá mais alcance aos conteúdos de vídeo.
Por fim, a frescura dos conceitos teóricos que foram recentemente dados em sala de aula e agora podem ser aplicados na prática, e o sentido de orgulho e responsabilidade por ter a oportunidade de trabalhar com um cliente real, ainda no decorrer do curso e com supervisão dos professores.
Que resultados destaca da estratégia desenvolvida?
Destacaria a organização e a metodologia implementada para apoiar os lançamentos de músicas do cantor, com ações específicas que beneficiam o consumo da sua música e as visualizações do seus vídeos. Ressalvo também o impacto que as ideias dos alunos e as propostas apresentadas tiveram na forma de pensar do artista, que determinaram a forma como este olha para os conteúdos que produz e o formato como os utiliza em determinados canais para atrair tráfego e angariar ouvintes.
O projeto conseguiu trazer ao artista um novo método e mindset digital, que é algo que o acompanhará, provavelmente, para sempre.
Como é que este caso tem impacto no centro de formação?
Estes projetos permitem-nos cumprir com a promessa que fazemos aos nossos alunos. As parcerias enriquecem o curso com experiências profissionais e, desta forma, conseguimos prepará-los para o mercado de trabalho durante o decorrer do curso.
Este é também um selo de qualidade para os nossos parceiros que possam estar interessados em recrutar os alunos após a conclusão da sua formação. No centro do Parque das Nações, onde ocorrem as apresentações e os trabalhos entre os grupos e turmas, vive-se um ambiente criativo e bem disposto. Todos os envolvidos são apaixonados pela área e encontram satisfação na resolução de desafios para os clientes, desafios esses que podem ter um impacto nos seus projetos. Queremos deixar essa marca nos projetos que abraçamos e também na carreira dos nossos alunos e parceiros.
O que destaca a dupla de alunos do resultado do projeto?
Bernardo Luz e Tiago Bensusan | Quando prosseguimos com o trabalho que iniciámos com o rapper na TechOf, identificámos uma oportunidade única de, em conjunto, fundar uma agência de marketing digital, a BL Equipa. A TechOf abriu-nos as portas para podermos trabalhar outros clientes e proporcionou-nos as competências necessárias para nos aventurarmos nesta nova caminhada.
Mariana Paulo