O metaverso é a nova tendência no marketing e na criatividade

A tecnologia veio revolucionar a indústria 4.0 nas mais diversas formas, nomeadamente com a realidade aumentada e o metaverso. Mas de que forma é que o marketing e a criatividade podem tirar proveito desta última?

A era da tecnologia tem trazido muitas soluções inovadoras, mas hoje vamos debruçar-nos sobre uma – o metaverso. Para a Manager EdTech da tecnológica Stratesys, Cândida Martín, existem quatro soluções-chave através das quais as empresas podem tirar proveito da indústria 4.0 e do metaverso. Das que enumera, salienta-se os benefícios que traz para o Marketing: é que com recurso a esta tecnologia, as empresas e marcas conseguem proporcionar uma experiência totalmente diferente aos clientes, que “podem explorar e personalizar os produtos virtualmente antes de efetuarem a compra”.

Contudo, o metaverso no Marketing não se esgota neste benefício. Marcas como a Nike, Samsung, Coca-Cola, Fortnite, Roblox, entre outras, têm investido nesta tecnologia. Quer seja através de realidade aumentada, colaborações no digital ou USG, as insígnias conseguem afirmar-se nos mercados, segundo a publicação de LinkedIn do Marketing Expert Wael Gharbi. Esta tendência é cada vez mais adotada pelas marcas que querem apostar no marketing com estas tecnologias, registando um investimento de 120M$, em 2022, e com uma projeção de retorno de 5 triliões de dólares, até 2030.

E de que forma é que o metaverso desenvolve a criatividade? Segundo a plataforma Mazer, esta tecnologia é benéfica ao permitir os artistas proporcionarem experiências imersivas e interativas, facilita a colaboração entre criativos, torna a interação com as audiências mais inovadora, e cria inúmeras maneiras de dinamizar espaços, outrora não explorados devido às barreiras do espaço físico. Quanto aos modelos disponíveis, enumera uma série de formas através das quais os criativos podem tirar proveito do metaverso. Quer seja através de galerias e exposições virtuais, performances virtuais, experiências de world-building, demonstração de produto ou educação virtual, as audiências são contempladas com experiências diferenciadoras e únicas, sem limites impostos pelo mundo físico. É o espaço onde a criatividade pode, efetivamente, dar asas à imaginação.

Assim, o metaverso abre uma nova arena onde as marcas podem estar mais perto dos seus públicos e marcar pela diferença. Quem souber aproveitar as oportunidades que esta tecnologia oferece, estará um passo à frente da concorrência, num mercado cada vez mais competitivo.

Mariana Paulo

Quinta-feira, 26 Outubro 2023 11:51


PUB