José Sócrates, Cavaco Silva e António Costa saíram vitoriosos de campanhas eleitorais. Ao seu lado, tiveram o consultor de comunicação Luís Paixão Martins, que, numa viagem aos bastidores da política portuguesa, pôs no papel as oito receitas para o desastre. Como perder uma eleição, da Livros Zigurate, é o ponto de partida para esta conversa entre o autor e o editor Carlos Vaz Marques. Abordam qual o papel do consultor de comunicação e as lições de comunicação eleitoral que se retiram da experiência de como se ganham eleições.
Luís Paixão Martins é o autor do livro Como perder uma eleição, lançado em janeiro de 2023. Publicou ainda: Tinha tudo para correr mal (2015) e Schiu…. Está aqui um jornalista (2001). Foi consultor de comunicação e fundador da LPM Comunicação, e, atualmente, é presidente da Associação Acta Diurna, que promove o NewsMuseum.
Já Carlos Vaz Marques é jornalista, tradutor e editor. É o responsável pela coleção de literatura de viagens da editora Tinta-da-China e dirigiu a revista literária Granta. É coautor e coordenador do “Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer”, com Pedro Mexia, João Miguel Tavares e Ricardo Araújo Pereira. Em 2022, fundou a editora Livros Zigurate, vocacionada para a publicação de obras de não-ficção centradas nos grandes temas atuais e na história recente.