Briefing | O que levou a Super Bock a recuperar o festival da Avenida da Liberdade? Que reflexão ocorreu neste intervalo de 10 anos?
Maria Estarreja | O primeiro Super Bock em Stock realizou-se em 2008 sob o nosso naming e o formato, desde essa altura, mantém-se inalterado, pois é algo que o público tem demonstrado que valoriza e por isso marca presença a cada edição.
Agora voltamos novamente ao estatuto de naming sponsor, reforçando a nossa presença neste festival que, nos últimos anos, estava centrada em sermos a cerveja oficial. Deixa-nos, naturalmente, muito satisfeitos e a reflexão que fazemos destes 10 anos é também muito positiva. Este retornar às origens deixa-nos ainda mais felizes por percebermos que o festival cresceu muito, não só em dimensão (com mais espaços) como em artistas e público. E está cada vez mais versátil, com diferentes estilos de música como hip hop, indie, funk, entre outros géneros que os festivaleiros apreciam cada vez mais.
É para nós um orgulho imenso voltarmos à Avenida da Liberdade, com oportunidade de cumprirmos o nosso objetivo de estarmos próximos dos nossos consumidores durante todo o ano para lhes proporcionarmos momentos únicos com amigos que recordam durante toda a vida e os fazem vibrar como é o caso dos festivais de música.
Que objetivos se propõe a marca atingir com esta presença?
Tal como em todos os outros festivais onde marcamos presença, enquanto patrocinadores ou cerveja oficial, os nossos objetivos são constantes. Por um lado, procuramos reforçar a proximidade aos nossos consumidores, ao oferecer a melhor combinação, ou seja, juntar a melhor experiência cervejeira – que é proporcionada por Super Bock – à boa música, idealmente na companhia dos amigos.
Esperamos, assim, que este Super Bock em Stock seja mais um sucesso, com o público, no final, a querer voltar para a edição do próximo ano.
Por outro lado, o apoio da Super Bock aos festivais de música visa também dar palco a artistas emergentes, nacionais e internacionais, que podem vir a ser grandes nomes na área da música ou outros que já tenham o reconhecimento do público.
O Super Bock em Stock é o festival fora do verão por excelência e o facto de já se realizar há 10 anos consecutivos, com o mesmo formato e conceito, bem como com a recetividade do público, mostra que é uma aposta vencedora e a continuar. E todos sabemos que não há nada melhor do que ouvir boa música com uma Super Bock na mão!
Os festivais de que a marca é naming sponsor caracterizam-se por serem festivais urbanos. É intencional? Que posicionamento traduz?
Os festivais aos quais estamos associados destinam-se a um público urbano, mas podem realizar-se fora das grandes cidades. Recordo que o Super Bock Super Rock, ao qual damos nome há 25 anos e se caracteriza por ser camaleónico, já conheceu vários formatos e localizações.
É uma organização associada ao formato e ao conceito pretendidos. É por isso que o Super Bock em Stock é um festival que apenas faz sentido dentro da cidade, até pela altura do ano em que se realiza.
A presença em festivais permite-nos continuar a cumprir a premissa de Super Bock na música: proporcionar a melhor experiência cervejeira aliando às melhores sonoridades, ambientes e experiências.
O que se pode esperar da presença da marca neste regresso do Super Bock em Stock?
Este regresso ao Super Bock em Stock vai permitir-nos estar presentes de diferentes formas para podermos proporcionar experiências verdadeiramente especiais ao público que lá estará durante os dois dias.
Desde logo porque, ao sermos também a cerveja oficial do festival, vamos ter disponível a nossa Super Bock nos vários bares, podendo o público optar pela variedade da sua preferência, entre a Original, as cervejas especiais Coruja ou as da gama Selecção 1927.
A cerveja será servida em copos reutilizáveis “amigos do ambiente”, conceito inovador introduzido pela Super Bock em Portugal, e que aqui terão a imagem do festival, ficando disponíveis para quem quiser guardar esta recordação do Super Bock em Stock.
Vamos ter ainda uma instalação na Praça dos Restauradores, com cerca de três metros, que vai permitir aos festivaleiros tirar muitas selfies para partilhar nas redes sociais.
E claro, o Super Bock Bus, o autocarro de serviço do festival que vai circular pela Avenida da Liberdade, proporcionando mais música ao público, para além dos palcos distribuídos pelas várias salas na avenida.
Para se manter sempre atualizado da capacidade das salas e dos horários dos concertos, existe a aplicação do Super Bock em Stock, para IOS e Android.
Que balanço faz da ativação da marca nos festivais de 2018?
O ano de 2018 foi muito positivo para a Super Bock, já que estamos na grande maioria dos festivais de música que aconteceram no país, enquanto patrocinadores ou cerveja oficial. Além do Super Bock Super Rock, encontramos o Rock in Rio-Lisboa, MEO Sudoeste, NOS Primavera Sound, o Vodafone Paredes de Coura, o Bons Sons, o Sol da Caparica, entre tantos outros.
A ligação à música faz parte, há muitos anos, da estratégia da marca também lá fora e este ano estivemos no UnderFest, Marisquiño e Sonrías Baixas, todos estes festivais de música que acontecem em Espanha.
Mediante o estatuto que temos em cada um desenvolvemos um conjunto de ativações e sabemos que conseguimos proporcionar boas e memoráveis experiências ao público que aí marcou presença. Para a marca é um orgulho enorme fazer parte do território da música autêntica, um valor universal que junta amigos, gera emoções e move multidões!
Com o Super Bock em Stock esperamos fechar “em grande” o ano de 2018 no que aos festivais de música diz respeito.