O rebranding da COSEC “capitaliza a reputação do Grupo Allianz”

A COSEC – Companhia de seguro de créditos passou a integrar totalmente a Allianz Trade em Portugal, o que resultou num rebranding que irá “fortalecer o posicionamento e a identidade da marca”, assegura, em entrevista, o administrador executivo, responsável pelos departamentos Comercial, de Marketing e Comunicação da Allianz Trade em Portugal, André Granado.

Briefing | A COSEC está num processo de rebranding. Foi a incorporação na Allianz Trade o principal motivo para o rebranding?

André Granado | A incorporação da COSEC na Allianz Trade é o principal motivo que levou a esta operação de rebranding. A mudança de nome para “Allianz Trade” em Portugal e a adoção de uma nova identidade são um passo importante no processo de integração da COSEC na Allianz Trade, que tinha já passado a ser a única acionista após adquirir a participação de 50 % do BPI. Além de alinhar a identidade da COSEC com a da Allianz Trade, o rebranding visa destacar a integração total da COSEC no Grupo Allianz, aproveitando a reputação, solidez financeira e experiência global da Allianz Trade. Também acreditamos que esta mudança visual vai ser também importante para reforçar o posicionamento da companhia – líder de mercado em seguro de crédito e seguro caução – no mercado português, beneficiando da marca Allianz, para atrair novos talentos e acelerar a transformação digital. Acreditamos que esta sinergia ao nível da marca vai, assim, apoiar a nossa consolidação na liderança de mercado de seguro de crédito e caução.

Quais são os objetivos do rebranding?

Sabemos que a marca COSEC é bastante forte e profundamente reconhecida entre o tecido empresarial português. Mas ao mudarmos de denominação – passamos a ser Allianz Trade em Portugal – e de identidade visual, acreditamos que vamos fortalecer o posicionamento e a identidade da marca. A marca Allianz é mundialmente conhecida, conforme revela o estudo global da Interbrand que a posiciona como a marca líder no setor segurador e em 33.º do ranking geral, estando presente nos principais mercados desenvolvidos, apoiando anualmente milhares de empresas.

A Allianz Trade – pertencente ao grupo Allianz – é líder mundial em seguro de crédito, tendo uma reputação forte e reconhecida. Com esta operação, vamos unificar a marca com as restantes unidades do grupo, demonstrando assim a nossa força. Por isso, estamos confiantes que o rebranding é uma estratégia para fortalecer a marca, unificar a identidade, ter acesso a novos talentos, acelerar a transformação digital e, acima de tudo, aproveitar os benefícios de integrar um grupo global líder em seguro de crédito. As mudanças verificadas criam uma identidade coesa para a empresa em todo o mundo, algo que facilita o reconhecimento da marca pelos clientes e parceiros, e também simplifica a comunicação do valor acrescentado que trazemos aos nossos clientes, parceiros e colaboradores.

O que permanece e o que muda na imagem da marca ao nível gráfico?

Ao nível gráfico, devido a questões de uniformização e consolidação da marca e mensagem, e de forma a estar alinhado, será utilizada a imagem da Allianz Trade. O que permanece, podemos assegurar, é o nosso compromisso com as empresas em Portugal. Temos uma herança de mais de 50 anos de atividade em Portugal. Conhecemos o mercado como ninguém. Vamos continuar, como até aqui, a dar às empresas as melhores soluções, sendo que, agora, temos a vantagem de sermos um membro a 100 % de um dos maiores grupos seguradores mundiais, o que nos dá ainda mais capacidade para responder aos desafios que as empresas enfrentam, particularmente, porque vivemos tempos acelerados e os riscos surgem também a uma velocidade significativa.

Que mais-valias retiram com a mudança de imagem?

A mudança de imagem traz várias mais-valias para a COSEC, agora Allianz Trade em Portugal. Associar-se diretamente à marca Allianz Trade permite capitalizar a reputação mundialmente reconhecida e a robustez financeira do Grupo Allianz, aumentando a confiança de todos os stakeholders.

A nova imagem facilita a implementação de estratégias para o crescimento sustentável a longo prazo, alavancando a experiência e os recursos globais da Allianz Trade. O novo design do site e a identidade visual modernizada melhoram a comunicação, tornando-a mais clara, eficiente e visualmente apelativa. Estas mais-valias refletem um esforço estratégico para combinar a experiência e a inovação, garantindo que a empresa mantém a sua posição de liderança e está bem posicionada para futuras oportunidades de crescimento e desenvolvimento no mercado.

No mercado nacional, espera que a mudança de imagem tenha um impacto positivo para a marca e na perceção de como o consumidor olha para a mesma?

Sim, espera-se que a mudança de imagem tenha um impacto positivo para a marca e na perceção do consumidor. A integração da COSEC na Allianz Trade e a adoção do nome e da identidade visual da Allianz Trade reforçam a credibilidade da empresa por se tratar de um grupo coeso e com implementação forte e reconhecimento em todo mundo.

A nova identidade visual ajuda a posicionar a Allianz Trade em Portugal e acreditamos que pode contribuir para uma imagem de solidez na perceção dos consumidores, para que possam ver esta evolução como um sinal de uma empresa que se adapta às novas exigências do mercado.

Esta adaptação tem vindo a ser preparada e, como tal, alguns elementos são familiares, algo que é fundamental para a valorização da experiência já existentes antes deste processo.

Ao nível internacional, este rebranding terá algum impacto para a COSEC?

Espera-se que o rebranding da COSEC para Allianz Trade em Portugal tenha um impacto significativo. A integração completa da COSEC no grupo Allianz Trade reforça a posição da empresa no mercado internacional.

Além disso, a associação direta com a Allianz Trade permite à COSEC beneficiar da posição de mercado privilegiada e da vasta experiência internacional do grupo. Isto aumenta a confiança dos parceiros e clientes internacionais na capacidade da empresa de oferecer soluções robustas e inovadoras. A presença global da Allianz Trade facilita o acesso a novas tecnologias, metodologias avançadas e práticas de excelência, o que pode melhorar ainda mais os serviços oferecidos pela COSEC e fortalecer a sua competitividade no mercado global.

O rebranding também abre novas oportunidades de colaboração e parcerias internacionais, aproveitando a rede global da Allianz Trade, o que pode resultar num crescimento mais acelerado e na expansão para novos mercados.

De que forma é que o rebranding se enquadra na estratégia de marketing?

O rebranding da COSEC para Allianz Trade em Portugal enquadra-se na estratégia de marketing de várias formas. Em primeiro lugar, a mudança de imagem visa alinhar a marca local com a identidade global da Allianz Trade, reforçando a coesão e a consistência da marca em todos os mercados onde está presente.

A atualização da identidade visual faz parte de uma estratégia de marketing que visa atrair e reter clientes através de uma comunicação mais clara e apelativa. Um site renovado e uma imagem de marca diferente melhoram a experiência do utilizador e facilitam a interação com a empresa, o que é essencial para a captação e fidelização de clientes num mercado competitivo.

Além disso, a estratégia de marketing beneficia da transformação digital impulsionada pelo rebranding. A modernização dos canais digitais e a utilização de novas tecnologias permitem à empresa oferecer soluções mais inovadoras e eficazes, o que é um ponto importante para os clientes.

Quais são os planos da marca para o futuro?

Este rebranding significa o início de uma nova fase, mas, naquilo que é essencial, a marca continuará a ser fiel ao legado da COSEC. Isto porque o percurso de mais de cinco décadas de trabalho permite-nos conhecer, como ninguém, as necessidades dos nossos clientes e ajudá-los sempre com as melhores soluções. É importante destacar que a integração será um passo importante para a internacionalização e coesão, mas que a identidade e valores que eram já conhecidos da COSEC se mantêm.

Esta nova fase – para a qual nos temos vindo a preparar – vai permitir um alcance maior, beneficiando de uma rede mais ampla, o que também será muito benéfico para a oferta que desenvolveremos no futuro, mas o nosso plano principal vai continuar a ser estar ao lado dos nossos clientes, apoiá-los e oferecer-lhes a melhor qualidade de serviços.

João Bernardo

 

Sexta-feira, 19 Julho 2024 11:14


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