O Roadmap da Saint-Gobain para a sustentabilidade

Um dos maiores objetivos de sustentabilidade da multinacional Saint-Gobain Portugal é atingir a neutralidade carbónica em 2050.

O Roadmap da Saint-Gobain para a sustentabilidade

A indústria da construção, na qual a Saint-Gobain Portugal se insere, é responsável por 40% do consumo de energia e por 36% das emissões de CO2, segundo revelam dados das Nações Unidas. Por isso mesmo, a eficiência energética dos edifícios e a redução da emissão de CO2 são marcados como os principais desafios que enfrentam. Juntando a isto, há uma necessidade de combater a falta de mão-de-obra, apostando na industrialização do setor com a automatização de processos.

Estando consciente deste impacto que a indústria tem no ambiente, atingir a neutralidade carbónica em 2050 é a grande meta que a Saint-Gobain Portugal quer atingir, provando o seu compromisso com a sustentabilidade. Este trabalho é feito não só com clientes como também internamente. Para isso, foi traçado um Roadmap da Sustentabilidade onde foram identificadas oportunidades e melhorias em projetos que permitem reduzir as emissões de CO2, e ter uma maior eficiência energética ao nível dos processos internos e das soluções para o consumidor final. Além disso, a aposta numa comunicação “clara e objetiva” sobre a importância da sustentabilidade no mercado, na divulgação de ações práticas e na sensibilização dos seus colaboradores passaram a ser práticas comuns da empresa.

“São muitas as ações que podemos destacar, sejam diretamente nas nossas instalações ou nas soluções que disponibilizamos ao mercado, como a instalação de painéis fotovoltaicos para a produção e consumo próprio de energia, a substituição das lâmpadas dos nossos Centros por lâmpadas LED e a estação de tratamento de águas residuais industriais no Carregado”, refere o responsável de sustentabilidade da Saint-Gobain Portugal, Guilherme Camello. 

“Na Saint-Gobain, a inovação e a sustentabilidade andam de mão dada”. diz. Em Aveiro, o Centro de Investigação e Desenvolvimento trabalha diariamente em estudos e testes de incorporação de resíduos como matérias-primas dos produtos,” diminuindo a necessidade de extração de matérias-primas minerais”. O “primeiro” cimento-cola no mercado com uma composição de mais de 30% de materiais revalorizados, o webercol flex lev, “é um dos produtos que começa a mostrar os resultados desta aposta”.

Quando se fala da importância de industrializar o setor, os avanços que a marca já fez no mercado remetem para a disponibilização de um serviço de bombagem de betonilhas e enchimentos leves na obra através de um camião – weberfloor. Este serviço surge como uma alternativa à falta de mão-de-obra e reduz o número de embalagens de uso único cujo destino final seria um aterro. 

A Saint-Gobain assume, contudo, que este percurso não se faz sozinho. As parcerias que vão estabelecendo são o que permite atingir as metas a que se propuseram até 2025, 2030 e 2050. É através destas que garantem uma atualização constante sobre diversos temas dentro da área da sustentabilidade, o reforço do posicionamento do Grupo e da importância sobre a utilização de produtos e soluções mais ecológicas. Neste âmbito, e alinhado com o trabalho que é desenvolvido sobre os pilares de Social e Governance, a Saint-Gobain consegue manter-se ativa “no conhecimento, na união e no cumprimento dos objetivos transversais ao setor”.

Terça-feira, 16 Abril 2024 12:06


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