No Strada Outlet, estar atento às principais novidades que vão surgindo no universo digital é prática comum. Por isso, quando a marca tomou conhecimento do novo formato de publicidade do Facebook, e estando a trabalhar num novo site, sentiu que esta ferramenta era uma mais-valia para apresentar o novo espaço online de “uma forma mais inovadora e dinâmica”.
Segundo a diretora de marketing da Mundicenter, Margarida Romão, o desafio lançado à agência criativa Boost Your Digital pretendia responder a três objetivos: “Dar a conhecer o novo site; apresentar o novo conceito gráfico e criativo, reforçando o posicionamento do Strada como o Outlet de Lisboa que apresenta marcas nacionais e internacionais de enorme notoriedade com grandes descontos; e, por fim, destacar as novas áreas do site com links diretos para cada uma delas, nomeadamente as sugestões de moda”.
Ainda em fase de teste e análise, o Strada Outlet destaca a boa interação dos utilizadores com o formato, bem como um ligeiro aumento do tráfego ao site via Facebook Canvas quando comparado com outros tipos de Facebook Ads a que recorre. Para a diretora de marketing, uma das grandes vantagens do Canvas é o “elevado poder de personalização, pois permite uma combinação de imagens, vídeo texto, carrossel e ligações”. Além disso, como os utilizadores não têm que sair do Facebook, esta ferramenta aproveita todo o potencial social/viral da rede social. Uma opção que, aliada a uma boa estratégia de conteúdos e storytelling se torna “bastante interessante”.
Através do Canvas, foi assim possível para o outlet apresentar o novo website de forma a surpreender o consumidor e proporcionando “uma boa experiência de usabilidade”. Segundo Margarida Romão, 58% do tráfego do site do Strada vem do mobile, com o Facebook a representar 35% em termos de canal gerador de tráfego: daí que o Canvas, que apenas funciona em smartphones e tablets, seja uma forma de estar em permanente contacto com a comunidade.
“No caso do Strada Outlet, o Facebook Canvas é utilizado numa perspetiva de brand awareness, comunicando a oportunidade de comprar peças de marcas desejadas com descontos até 70%”. Paralelamente, a marca sentiu que faz sentido apostar neste formato para dar a conhecer os produtos dos vários lojistas do outlet na ação comercial que se realiza no primeiro fim-de-semana de cada mês – o “Stravagant Weekend”. Para esta ação, é criado um catálogo de sugestões de compras de peças que se encontram com grandes descontos, ganhando-se assim um segundo canal de divulgação para além do site. A utilização do Canvas é, pois, para continuar e alargar este formato a outros centros comerciais do grupo Mundicenter faz parte dos objetivos.
Este artigo foi publicado na edição impressa da Briefing e integra um especial sobre o Canvas.