Passou de uma instituição conhecida pela sua oferta para quem queria uma carreira na área da programação a uma marca que se tornou mais inclusiva para profissionais dentro e fora da indústria tech. É assim que Bernardo Véstia distingue as duas marcas. “O mote #shifthappens representa a nossa missão de impacto social, de mudar vidas de pessoas por via da educação tecnológica, criando oportunidades onde antes havia barreiras”, afirma.
A capacidade de expansão da oferta e dos mercados onde atuam são os aspetos reforçados pelo VP de Marketing como mais-valias que este rebranding trouxe para a Code for All_. O mesmo não acontecia com a Academia de Código, uma vez que a oferta tinha um “vínculo quase inquebrável aos bootcamps intensivos de Full Stack Software Development” e porque a marca “não era suficiente” para a ambição da equipa de a expandir internacionalmente. O ensino online, sustentado na metodologia Studio-Based Learning, é outra novidade que a marca apresenta aos seus alunos e que permite desenvolver projetos em equipa, num ambiente aproximado à realidade dos programadores.
“O desafio era, acima de tudo, percebermos como mudar o que temos de mudar para conseguir alcançar os nossos objetivos, respeitando o amor que existe por parte da nossa comunidade à marca”, destaca como um dos aspetos mais desafiantes do rebranding da marca com mais de oito anos, uma “brand love como poucas”.
Sobre a execução, revela que mantiveram os elementos da marca que estavam associados à identidade e aos valores que não queria perder, nomeadamente o símbolo. Já o nome, passou a ser “mais inclusivo” e para algo que “conseguisse facilmente transmitir a missão e valores, mas, também, que fosse capaz de levar para os mercados internacionais”. A forma de comunicar também sofreu alterações, adotando uma linguagem inclusiva e percetível para todos, desde programadores até aos que estão a iniciar os seus percursos no mundo da tecnologia.
De olhos postos no futuro, a marca ambiciona a internacionalização das suas operações, através de colaborações com organizações e comunidades pelo mundo. Além disso, a expansão da sua oferta é um dos projetos para o futuro, permitindo chegar a mais pessoas que se encontram em diferentes etapas de conhecimento. “Queremos também, no futuro, continuar a apostar em parcerias com empresas, de forma a enfrentar desafios de contratação. Ao continuarmos a oferecer programas personalizados e acesso a talentos especializados, podemos ajudar as empresas a acelerar a transformação digital, permitindo que os funcionários se tornem mais produtivos e criativos”, remata.
Bernardo Véstia revelou, ainda, que a Code for All_ desenvolveu programas de treino personalizados para os colaboradores da Sonae MC. A marca prestou um serviço completo de formação interna, onde identificou as necessidades tecnológicas das operações e dos colaboradores, complementando as estruturas tecnológicas da empresa e alavancando as competências dos indivíduos.
Mariana Paulo