Online, Brasil e novo conceito de loja, as apostas da Go Natural

Online, Brasil e novo conceito de loja, as apostas da Go Natural

A entrada no Brasil, uma aposta forte nas ferramentas online para chegar ao consumidor e expor a marca e um novo conceito de loja, já visível no centro comercial Alegro, são as principais novidades da cadeia de restauração portuguesa Go Natural. Joana Martorell, sócia-administradora da empresa, falou ao Briefing sobre estes projetos.

 

 

Briefing | Qual tem sido a estratégia de comunicação da marca Go Natural desde a sua criação?
Joana Martorell | Desde o início que o Go Natural quis ser mais do que um restaurante, apostando na construção de uma marca forte que possa viver para além dos seus espaços. A estratégia de comunicação passou sempre por transmitir aos clientes os valores da marca, pautados por uma imagem de loja moderna, clean e ao mesmo tempo acolhedora.
Temos estado atentos ao mercado e às solicitações dos clientes e vamos adaptando a nossa oferta e consequente comunicação, no sentido de tornar especiais as refeições do dia-a-dia. Como toda a marca, o Go Natural não é exceção e foi renovando a sua imagem ao longo dos últimos anos. Da imagem rompedora e surpreendente dos ingredientes crus, podemos encontrar hoje nas lojas da marca fotografias mais quentes de receitas finais e uma alusão aos mercados de inspiração da marca e ao universo de cozinha que é o grande fator de diferenciação Go Natural. Uma visita à loja do Centro Comercial Alegro Alfragide, recentemente readaptada a uma oferta feita ao momento, permite ainda testemunhar o lugar de destaque que é dado aos ingredientes e combinações do chef.
As lojas são, sem dúvida, o lugar de destaque da comunicação da marca porque é o local onde os clientes fazem a sua escolha, a par de ferramentas mais informais como o facebook ou o blog onde podemos transmitir mais conteúdo, acrescentar valor à marca e ainda dar voz aos nossos clientes. É comum ainda fazer-se ações de ativação a marca nas imediações das lojas para dar a conhecer as novidades, bem como oferecer amostras de produto em loja.
Desde 2009 que o Go Natural marca presença em grandes festivais de música e alguns eventos culturais com a sua loja móvel – Go Móvel – como forma de dar a conhecer a marca a um público mais jovem e dessa forma recrutar novos consumidores para as lojas. Pretende-se levar a experiência Go Natural até aos clientes num ambiente diferente e descontraído e ao mesmo tempo complementar a oferta de alimentação destes eventos com uma proposta mais equilibrada, que muitas vezes falta. Em 2013 destaca-se a presença no Serralves em Festa e no Optimus Primavera Sound, na cidade do Porto, sendo a próxima paragem do Go Móvel, o passei marítimo de Algés, no Optimus Alive, já em Julho.
Além da comunicação, apostamos muito em inovação de produto, com chefs convidados, pois acreditamos que o prazer das receitas é um forte motivo de visita às nossas lojas, a par da possibilidade de se fazer uma refeição equilibrada. O preço tem sido outra preocupação desta marca que se quer posicionar como a opção saudável do dia-a-dia e assim os menus passarem a fazer parte da comunicação do Go Natural com um destaque superior do que tinham até então.

Briefing | Quais têm sido os valores de comunicação que a marca tem transmitido?
JM | Somos uma marca que se destaca por ter um conceito completamente diferenciador do que existe no mercado atualmente. Apostamos em três pilares, como base deste projeto, e são eles: prazer, saúde e bem-estar e conveniência. O primeiro está ligado às mais de 50 receitas novas que apresentamos por ano e aos mais de 200 ingredientes frescos que levamos à mesa dos nossos consumidores; um trabalho de criação sempre a cargo se chefs de cozinha portugueses que têm vindo a colaborar com a marca. O segundo, a uma equipa de nutricionistas que valida os valores nutricionais de todas as nossas receitas, que ajuda na escolha de ingredientes e no método de confeção dos alimentos. Por último, temos um serviço rápido e ao momento, onde os nossos produtos estão sempre prontos e embalados para viagem.
É um conceito de restauração rápida e saudável que se inspirou nas necessidades do consumidor moderno e cosmopolita – com pouca disponibilidade para refeições mas que, ao mesmo tempo, procura ofertas saudáveis e saborosas. Consideramos que, em 2004, o Go Natural entrou no mercado com uma postura inovadora e arrojada. Aliado a isso, nenhum outro conceito tem o mundo como inspiração – Food Cultures.

Briefing | Qual a estratégia de comunicação nas redes sociais?
JM | Uma estratégia de comunicação só está bem desenhada quando pensada a 360º e aí temos obrigatoriamente de cumprir as exigências da nossa era – a presença nas redes sociais.
Assim, este ano decidimos dar especial atenção aos nossos fãs que falam connosco por esta via. Fizemos algumas renovações na nossa página de Facebook e mantemos uma conversa diária com os nossos seguidores. Mais do que mantê-los a par das nossas novidades, queremos ouvi-los e ir construindo a marca com eles.
Para além da página de Facebook apostámos na criação de um Blog. Como repondi acima, nenhum outro conceito tem o mundo como inspiração, mas o Go Natural tem. Pegámos no Food Cultures e aproveitamos para levar esta experiência aos nossos consumidores através de publicações de receitas, dicas de cozinha e rubricas sobre os diferentes lugares por onde os nossos chef’s passaram. O endereço foodcultures.pt torna-se assim mais uma plataforma de ligação aos nossos clientes, de forma a melhorar a sua experiência e interação com a marca.

Briefing | Como vai evoluir a comunicação da marca?
JM | Em termos de oferta a grande novidade é a recente loja do Alegro, cujo conceito será adaptado progressivamente às outras lojas. Este conceito permite-nos de uma forma clara mostrar a nossa paixão pela cozinha, chefs, ingredientes e receitas e afirmar o Go Natural como “a melhor receita do Food Court”. Inovação e promoção continuarão a ser importantes, especialmente num contexto de retração económica. A comunicação este ano passará muito pelas ferramentas on-line onde temos espaço e tempo dos consumidores para expor a nossa marca, as receitas e os valores nos quais acreditamos.

Briefing |No Brasil, seguiram as mesmas estratégias de comunicação que em Portugal ou existiram alguns ajustamentos ao mercado local?
JM | Para o Brasil levamos o melhor do Go Natural, ligeiramente “tropicalizado”. Os valores são os mesmos, o tipo e público também, mas a linguagem de comunicação foi obviamente adaptada. Com a assinatura “Tudo mais gostoso” quisemos transmitir o grande enfoque dado às receitas e ao prazer de uma boa e equilibrada refeição. Contamos com o Chef boliviano Checho González no desenvolvimento de algumas receitas específicas para este mercado, mas na grande maioria as receitas são as mesmas que em Portugal.
Para comunicar a marca Go Natural no Brasil, temos uma agência de relações públicas parceira que trabalha connosco assessoria de imprensa. Foi desenvolvida uma página de facebook apenas para esse mercado; a marca já marca presença no instagram e está nos planos também a criação de um blog. Além disso a aposta da marca para se dar a conhecer passará ainda pelo desenvolvimento de ações de MKT direto nas imediações do El Dorado, Shopping onde está a primeira loja da marca.

Fonte: Briefing

Terça-feira, 25 Junho 2013 09:49


PUB