O Marketing registou, em 2021, um crescimento nos principais índices globais e regionais, mostrando – segundo o WARC’s Global Marketing Index – que, apesar das reviravoltas de 2021, houve mudanças positivas, como os programas de vacinação para a Covid-19, que ajudaram os mercados a prepararem-se para viver com o novo coronavírus.
O relatório refere um ressurgimento de 23,8% dos orçamentos de marketing em todos os canais, avaliados em cerca de 683 mil milhões de euros. O digital e o mobile registaram 41,9%; vídeo OTT, 41,6%; pesquisa 39,4. %; a televisão aumentou 5,5% em relação ao ano passado e o out of home aumentou 21,8%.
“O WARC’s Global Marketing Index 2021 mostra um aumento geral consistente no crescimento ao longo do ano, que culminou em novembro, registando o maior valor do Global Headline Index desde o início do relatório em 2011”, afirma a Senior Research Executive da WARC, Zoe McCready. “Isso reflete uma indústria que está a enfrentar amplamente o impacto da pandemia, pois ajusta-se rapidamente às novas condições comerciais, que apontam para a força contínua dos canais digitais e móveis, impulsionados pelo aumento contínuo do comércio eletrónico”, explica.