Já estão abertas as inscrições para a 15.ª edição dos prémios que juntam cineastas, produtores, empresas-cliente, agências criativas, emissoras de televisão, faculdades de cinema e estudantes, e convidam à submissão dos filmes corporativos, produções online, documentários e reportagens. Com um portfólio de categorias alargado, introduzem um novo prémio, em 2024: Agência do Ano.
Briefing | O que motivou a criação do prémio “Agência do Ano”?
Alexandre V. Kammel | A criação do prémio “Agência do Ano” foi motivada pelo reconhecimento do papel crucial que as agências desempenham na concretização das visões criativas em muitas produções audiovisuais corporativas. À medida que o cenário criativo continua a evoluir, as agências estão na vanguarda da inovação. Assim, a introdução do prémio “Agência do Ano” representa um passo importante após a criação dos prémios “Produtora do Ano” e “Empresa do Ano”. Com esta iniciativa, pretendemos prestar uma homenagem mais abrangente os criadores da indústria, reconhecendo as diversas contribuições das agências, produtoras e empresas em geral.
Qual o balanço que faz das edições anteriores?
A cada edição, o festival tem experimentado um crescimento significativo, tanto no número de inscrições como na representação internacional, o que demonstra que o Cannes Corporate Media & TV Awards está alinhado com as necessidades e expectativas da indústria. Em 2023, o festival regressou a Cannes com o primeiro evento presencial pós-pandemia. Esta edição foi marcada pelas diversas oportunidades de networking e pela celebração da excelência criativa num cenário único em Cannes. O evento proporcionou precisamente o que desejávamos – um ambiente ideal para os profissionais se conectarem e uma atmosfera inspiradora para a indústria.
Quais são as perspetivas para esta edição?
Aguardamos com entusiasmo por mais um encontro da indústria audiovisual corporativa em Cannes, onde teremos a oportunidade de exibir e premiar os melhores trabalhos de todo o mundo. Enquanto ansiamos por conhecer os criadores por detrás desses projetos, comprometemo-nos a aprimorar continuamente o festival. A nossa intenção é não apenas elevar o programa dos dias do evento, mas também adaptar as categorias anualmente. Com isso, pretendemos manter o festival como uma plataforma líder, envolvente e inovadora, que reflita o cenário em constante evolução do audiovisual corporativo.
Mariana Paulo