Made In? Eis a Ownever para a vida toda

São produzidas à mão em Portugal por artesãs de marroquinaria e pensadas para serem usadas a vida toda – “ever”, como o próprio nome indica. As malas da Ownever inspiram-se no design francês minimalista, mas, como diz a fundadora, Eliana Barros, têm o “savoir-faire” português na criação. Ao ombro, na mão ou a tira colo, já chegaram ao estrangeiro.

“A” carteira

O conceito da Ownever começou a ganhar vida em 2019. Eliana Barros, a fundadora, é licenciada em Design de Produto e, apesar de trabalhar em marketing digital, o “bichinho” de criar algo sempre esteve consigo. “Na altura, comecei a marinar esta ideia de criar algo com o savoir-faire português, bem feito, sustentável e, acima de tudo, que enaltecesse o design ético e intemporal”, diz, defendendo que a ética nos negócios é “extremamente importante”.

A opção pelas malas recaiu porque acredita que os acessórios fazem a diferença. “Podemos usar umas simples jeans e uma t-shirt, mas juntamos uma carteira incrível e tudo muda. É a inspiração francesa minimalista que me move neste sentido”, acrescenta.

Eliana Barros percebeu, a certa altura, que não era a única que ficava triste quando gostava muito de uma mala e que tinha de a pôr de lado devido ao uso. A partir daí, fez questionários, visitou locais e começou a construir a ideia das carteiras que queria criar.

A contar os anos

135 é o número de anos que, segundo o Word Economic Forum, falta para que se atinja a igualdade de género, incluindo a salarial. Então, a Ownever lançou a carteira “2157”, uma edição especial que alerta para esse problema e que oferece 135 anos de garantia a quem a comprar. “Sim, eu já não estarei cá para o presenciar, bem como as restantes mulheres da minha geração”, comenta Eliana Barros.

É o produto que mais destaca na coleção, sendo um “grande orgulho”: “Já correu mundo e fico mesmo muito feliz por isso ter acontecido”.  Até há bem pouco tempo, o produto best-seller era a peça “11th”, uma mala “carry-all perfeita para o dia a dia”, mas isso mudou com o lançamento da “2157”.

É bio(lógico)

“Tudo começa pela inspiração, que pode vir dos contornos de uma árvore que vejo na floresta ou de uma peça de arte que vi nalgum museu, tudo me inspira”, conta a fundadora, que adora design minimalista, sendo aquilo que motiva o design simples das próprias malas. Depois da ideia, Eliana Barros passa para o desenho das peças – primeiro à mão e a seguir em formato digital –, seguido do desenvolvimento do protótipo e do aprimorar de todos os detalhes.

O material usado é bioleather, uma pele natural que não é vegan, mas que tem um tratamento vegetal à base de plantas, o qual dá coloração e mantém a pele biodegradável. Isto permite que não polua no processo de tinturaria, nem a restante pele que usa tintos químicos, e que haja uma decomposição natural – ao contrário da pele que é tratada à base de químicos.

Mãos portuguesas

Todas as malas são feitas à mão no País, por artesãs de marroquinaria. Também os fornecedores e a matéria-prima são portugueses. “Esse é um cuidado sempre presente quando procuro novos parceiros. Para mim, sempre foi muito importante valorizar o saber fazer local, e, como tal, criar todos os produtos localmente”, assegura a responsável, acrescentando que acredita que o que se faz em Portugal tem muita qualidade e quer mostrar isso ao mundo.

E já o mostrou nalguns sítios lá fora… Atualmente, as vendas da marca têm mais expressão no Canadá, Reino Unido e Estados Unidos, respetivamente, estando alinhadas com a sua estratégia de internacionalização.

Até sempre

Ownever vem do inglês “own” + “ever” = ter (algo) para sempre. O nome surgiu porque todas as malas da marca têm por base um design intemporal, para serem usadas além de uma estação – o oposto do fast fashion. “Quero que cada peça seja usada para a vida, passando mesmo várias gerações, evitando o consumo excessivo. Daí oferecer o serviço de reparação adicional, bem como os produtos para a sua manutenção”, conta Eliana Barros, que projeta no futuro a possibilidade de encontrar novas formas de reparar ainda mais malas, inclusive de outras marcas, “um serviço que tem vindo a aumentar muito na Ownever e para o qual há pouca mão de obra qualificada disponível”. A par disso, também o aumento da gama de produtos e o crescimento são ambições.

carolinaneves@newsengage.pt

Sexta-feira, 18 Novembro 2022 12:09


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