Portfolio Night. O Pedro sugere uma volta no ponto de vista

Como dar a volta a um mau portefólio? O diretor criativo da VOLTA, Pedro Vareta, alinha no trocadilho da pergunta e responde que, primeiro, um candidato à Portfolio Night, do Clube de Criativos, deve dar a volta ao seu ponto de vista e colocar-se no lugar de quem vai receber o portefólio.

 

Leia a seguir porquê:

“Um criativo que esteja a criar o seu portefólio deve, antes de mais, dar a volta ao seu ponto de vista e imaginar a reação de quem o vai receber. Gostará? Entenderá as mensagens? Verá potencial? Em resumo, terá vontade de trabalhar com e contratar o autor do mesmo?

A autocrítica é a base para a criação de qualquer bom portefólio e é ela que vai garantir ‘aquela’ primeira boa impressão. Tem de acompanhar todo o processo de escolha dos projetos a incluir e a excluir e obrigar o criativo a limar, comparar, alterar, melhorar, cortar ou acrescentar trabalho. Só com uma autocrítica racional e assertiva é que lhe conseguimos dar a volta.

Para quem tem regularmente de avaliar portefólios, é fácil perceber quando se preferiu a quantidade em vez da qualidade, o aleatório em vez do rigoroso, o genérico em vez do específico, o precipitado em vez do ponderado. E fácil pô-los de lado.

Por isso, antes de o enviar ou apresentar, ‘mudem de cadeira’ e imaginem-se do outro lado, a receber o vosso portefólio, e pensem se ele é, realmente, o reflexo do que são e querem ser como criativos.”

briefing@briefing.pt

 

Terça-feira, 07 Maio 2019 11:32


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