“Pela proximidade geográfica e complementaridade de serviços e recursos, os Portos de Lisboa e de Setúbal estão unidos na missão de reforçar a posição de Portugal no mapa marítimo internacional”, partilha o diretor criativo da Shift, Miguel Reis. Foi então criada uma solução de arquitetura de marca “coesa e funcional”, que realça as características únicas dos Portos, fortalecendo a imagem de cada um e do conjunto.
A construção da nova identidade do Porto de Setúbal teve como ponto de partida a singularidade da região e, em especial, a baía. Com este pressuposto em mente, a nova marca pretende celebrar não só as características naturais da região, como a sustentabilidade de que este porto faz bandeira, ao tornar a logística mais verde enquanto impulsiona a inovação. Por isso, a marca passa a estar também acompanhada da assinatura “Um lugar único, onde a sustentabilidade impulsiona a inovação”.
Passando para o Porto de Lisboa, o rebranding centrou-se na evolução do conceito de “encontros”, que já o posicionava enquanto espaço de cruzamento entre pessoas e negócios. Pegando na assinatura “Onde encontros transformam o futuro”, a insígnia pretende projetar esta ideia para o futuro, posicionando o Porto de Lisboa como um agente transformador, capaz de promover mudanças positivas no setor e de impulsionar o desenvolvimento da cidade e da economia.
João Bernardo