A portugalidade é um atributo que permite à agência comunicar genuinamente e de forma transversal com os seus clientes e respetivos públicos-alvo, criando soluções de comunicação que os impactem profundamente.
“A portugalidade é um atributo valioso e distintivo que pode valorizar tanto marcas locais quanto multinacionais”. A convicção é da Managing Director da Media Gate, Marta Machado, e sustenta a estratégia da agência. Entende que, para marcas portuguesas, incorporar a portugalidade ajuda a criar uma ligação emocional “forte” com os consumidores, promovendo uma identidade única baseada na cultura, tradição e valores nacionais.
Já para as marcas multinacionais, oferece uma oportunidade de integração e adaptação ao mercado local, permitindo-lhes ter um envolvimento mais profundo com o público nacional. “Ao incorporar elementos culturais portugueses nas suas estratégias, as marcas internacionais conseguem demonstrar respeito e empatia com a nossa identidade, criando uma ligação autêntica e diferenciada”, afirma, considerando que a portugalidade não só enriquece a identidade das marcas locais, mas também potencializa a eficácia das campanhas das marcas globais que operam em Portugal.
“Para a Media Gate, a portugalidade é fundamental”, diz Marta Machado. “Define a nossa identidade e orienta a nossa abordagem estratégica. Temos como missão promover marcas, mas também contribuir para a promoção de valores bem portugueses como a inovação, a resiliência e a criatividade”.
Mais que uma agência de meios, a Media Gate assume-se como uma gestora de canais de comunicação “com grande capacidade de integração e experiência comprovada em todas as áreas”: planeamento e compra de espaço, marketing digital, eventos, relações públicas e publicidade. “A portugalidade permite-nos comunicar genuinamente, e de uma forma transversal, com os nossos clientes e com os seus públicos-alvo, criando soluções de comunicação que os impactem profundamente”, explica a porta-voz.
Ser português para a Media Gate significa muito mais do que a simples localização geográfica da sede, assegura. “Somos a maior agência de meios 100% nacional, e isso é um marco significativo, mas não o nosso objetivo final. O que realmente nos move é a melhoria constante e a ambição de sermos reconhecidos como a melhor agência do mercado, independentemente da nacionalidade. Temos uma alma portuguesa, mas uma visão muticultural da comunicação”, observa, reconhecendo que a empresa conta com “um dos melhores conjuntos de profissionais (se não o melhor) pela sua qualidade, senioridade, diversidade de competências e capacidade de liderança”.
“Uma equipa que incorpora paixão, talento e criatividade em todos os projetos. Esta é a melhor garantia de que conseguimos adicionar valor ao investimento de marketing de cada cliente”, sustenta, realçando o orgulho em ser reconhecida como Great Place to Work.

