Em 2016 o mobile vai ocupar 12,4% do mercado publicitário, crescendo mais de um terço (38%) ao longo do ano o que corresponder a 71 mil milhões de dólares. Já os jornais vão contribuir apenas com 11,9%, uma descida de 4% até aos 68 mil milhões de dólares.
A internet, explica a Zenith, é o meio mais atrativo para os anunciantes. Em 2014 o investimento neste suporte foi de 20%, prevendo-se uma descida para 15% entre 2014 e 2017. Os anúncios automáticos são a subcategoria com maior crescimento (18%) e incluem banners, vídeo online e redes sociais.
A pesquisa paga é outra área que está atrair cada vez mais marketers. A ZenithOptimedia estima que o investimento nesse formato irá aumentar 13% até 2017, graças à introdução de melhorias como a localização de resultados, click to call e geo-targeting.
A televisão mantém a liderança, tendo correspondido a 39% dos gastos em 2014 e prevê-se um crescimento de dois pontos percentuais anuais até 2017.