À pergunta “que marcas recorda ter visto ou ouvido a patrocinar eventos desportivos?”, colocada aos residentes em Portugal Continental com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos, a Sagres foi a que obteve mais referências na associação ao patrocínio ao território do desporto.
A adidas é a segunda marca mais referida, sendo recordada por 9,8% dos entrevistados, seguida da Nike, com 9,3%. No top 10 estão ainda as marcas MEO (9,2%), NOS (8,6%), Super Bock (3,5%), Coca-Cola (2,8%), Sport Zone (2,2%), Emirates/Fly Emirates (1,8%) e Vodafone (1,4%).
Segundo o estudo, embora a Sagres tenha obtido valores mais elevados para o conjunto do semestre, o ano começou com a liderança da marca MEO, identificada por 15, 4% dos inquiridos como patrocinadora de eventos desportivos. Entre as semanas 10 e 19 (entre 8 de Março e 16 de Maio), os valores máximos vão oscilando entre a Sagres (que liderou quatro destas 10 semanas), a Adidas (que também liderou em quatro semanas), a Nike (que liderou uma semana) e a NOS (que também foi líder numa semana).
A partir dessa altura, a Sagres obtém os valores mais elevados, com um máximo de 17,2%, exceto na última semana em análise, em que a marca Nike regressa à liderança.
Os dados do Sponsoring Tracking indicam ainda que 56,7% dos inquiridos no semestre identificaram pelo menos uma marca como patrocinadora de eventos desportivos, um valor que sobe para os 67,1% junto dos homens e 68% junto dos indivíduos das classes sociais mais elevadas.