O mesmo estudo separou a blogosfera em 10 categorias: Tecnologia e Gadgets, Literatura, Saúde, Viagens, Baby Blog, Fitness, Culinária e Gastronomia, Moda, DIY e Decoração e Beleza. Concluindo que a mais cara é a “Tecnologias e Gadgets” onde um post custa em média 105 euros. Nas restantes categorias, preço médio praticado por uma publicação patrocinada é 92 euros em Literatura, 80 euros em Saúde, 78 euros em Voagens, 70 euros em Baby Blog, 57 euros em Fitness, 50 euros em Culinária e Gastronomia, 38 euros em Moda, 35 euros em DIY e Decoração e, finalmente, 32 euros em Beleza.
“Vemos este custo como um investimento bastante interessante para as marcas uma vez que o retorno tendencialmente é muito positivo e as marcas conseguem comunicar, de forma segmentada, com os seus públicos-alvo”, revela André Santos, um dos fundadores da Blogs Portugal.
Segundo nota à impressa, o marketing de conteúdos é apreciado como um dos meios “com melhor relação preço/beneficio e os posts patrocinados são um dos formatos que mais protegem uma marca da concorrência”. Tendo como marco a geração de leads ou vendas, importantes para uma marca aparecer bem posicionada nos motores de pesquisa.
“Quando um cliente pesquisa o que pretende comprar, normalmente não procura uma marca, mas sim o produto que as marcas têm para vender. O marketing de conteúdo, quando bem feito é quase eterno, tem uma enorme vida útil. Tende a ser o ponto de ignição para a obtenção de Earned Media o Santo Graal do marketing digital”, conclui André Santos.