Quem bebe Sumol? Um novo target

A Sumol celebra sete décadas e comemora com a evolução do posicionamento atual para um novo público, mais jovem. O diretor de Marketing da Sumol Compal, Miguel Garcia, revela que “mais do que nunca quer reforçar a premissa de que é de facto uma marca intemporal e para todos”.

Sumol

Sumol | O que justifica o reposicionamento da Sumol?

Miguel Garcia | Sumol mantém o seu posicionamento, alicerçado na ideia de autenticidade, legitimado por características do produto e da marca. Sumol continuará a celebrar a autenticidade, o podermos ser quem somos, ser e fazer o que nos apetece, sem pressões para a normalização e sem filtros sociais. Ou seja, Sumol procura inspirar a liberdade de espírito, o aproveitar a vida através de momentos autênticos, sempre fiéis a quem somos, vestindo a nossa própria pele. O que evolui em 2024, e que deverá ser sentido na comunicação, é o alargamento do target de comunicação e alguma calibração de tom e mensagem, com o objetivo de que todos se sintam representados e no discurso da marca, independentemente da sua idade. Após alguns anos muito focados no recrutamento jovem, faz sentido alargar o alvo da comunicação, particularmente num ano de aniversário, em que Sumol mais do que nunca quer reforçar a premissa de que é de facto uma marca intemporal e para todos.

Quais as linhas deste novo posicionamento?

Do posicionamento atual, evoluímos para o alargamento do target. E esta evolução fez-nos repensar na forma como a marca tem vindo a comunicar nos últimos anos, que cumpriu o objetivo de aproximação e ganho de afinidade junto do target de recrutamento, mas agora o desafio é maior. Procurámos uma abordagem à autenticidade com elasticidade para se tornar mais relevante junto dos diversos segmentos etários, mais alicerçada numa atitude específica do que na idade propriamente dita. Celebramos e procuramos inspirar a que cada qual se sinta bem na sua pele, tal como Sumol ao longo de 70 anos se manteve sempre fiel à sua identidade, valores e princípios. A autenticidade não tem efetivamente idade, celebramos com todos o podermos ser quem somos, ser e fazer o que nos apetece e dá prazer, através de momentos de autenticidade. É uma mensagem poderosa, relevante e inspiradora para qualquer idade, e nessa procura de transversalidade Sumol procura incluir também os seus fãs de maior longevidade.

O que muda com o novo posicionamento?

Na realidade o posicionamento não muda, apenas evolui. Sumol mantém-se fiel à ideia de autenticidade, mas procura representar esse conceito e comunicá-lo para um universo alvo mais abrangente, em termos etários e atitudinais. É na comunicação, nas diferentes plataformas, que se irá sentir esta evolução. Ganhando, naturalmente, mais sentido num ano de celebração de sete décadas de vida.

Como comunica a marca o novo posicionamento?

Mais do que um novo posicionamento, Sumol vai recalibrar alguns aspetos do seu marketing mix, em termos de mensagem, tom e target. Esta recalibração terá a sua materialização principal na nova grande campanha de comunicação de Sumol, uma campanha pensada para todos, mais focada nas emoções e sensações Sumol do que numa atitude ou orgulho mais individuais. Queremos celebrar os momentos autênticos, celebrar o sermos quem somos sem nos deixarmos definir pelos outros, mas de uma forma mais gregária, mais leve, mais enérgica, retirando o foco do orgulho individual para o colocar em emoções mais coletivas. Sumol celebra com todos o assumir pleno do prazer de sermos quem somos com aqueles de quem gostamos e que gostam de nós, através do prazer que retiramos de momentos autênticos, independentemente da idade de cada um.

sumol mupiSofia Dutra

Quarta-feira, 05 Junho 2024 12:49


PUB