O trabalho foi elaborado no âmbito da Pós-graduação em Marketing Management e analisa o “peso” que a gestão de marketing assume, atualmente, no mercado empresarial português.
Quatro em cada cinco inquiridos (79 por cento) “concorda plenamente” que as empresas e marcas devem inovar o marketing com vista a conquistar e fidelizar clientes com maior eficiência. Mas, apesar de a maioria afirmar que a empresa atribui “bastante” ou mesmo “toda” a importância à gestão de marketing, em 56 por cento dos casos não dedicam mais de 30 por cento do tempo ao planeamento e implementação de ações de marketing.
O estudo debruça-se, ainda, sobre as atividades de gestão que as empresas que operam no mercado nacional executam com recurso a serviços externos. Comunicação e publicidade (22 por cento dos casos) e organização de eventos para clientes, parceiros e colaboradores (15 por cento) são as áreas em que isso mais acontece.
O estudo do IPAM demonstra, também, que os empresários nacionais consideram urgente a criação de uma nova geração de líderes empresariais. Esta é uma opinião partilhada por 89 por cento dos inquiridos, com 94 por cento dos gestores a defendee que a nova vaga geracional de dirigentes “deve ter, necessariamente, uma atitude de marketing”.
Quatro em cada 10 gestores inquiridos apontam a melhoria da relação/interação com o consumidor ou o investimento em capital humano qualificado como as “soluções” para as organizações “remarem” contra a crise.
Fonte: Central de Informação