Receitas publicitárias de jornais americanos descem 28 por cento no terceiro trimestre

jornais.jpgNa Internet, os rendimentos provenientes da publicidade não são mais
brilhantes, tendo-se verificado uma descida de 16,92 por cento.

Washington, 20 Nov (Lusa) – As receitas de publicidade dos jornais
americanos caíram cerca de 28 por cento no terceiro trimestre deste
ano, em relação ao mesmo período de 2008, segundo números publicados
hoje pela Associação Americana de Jornais.

A imprensa escrita e
as publicações digitais registaram 6,4 mil milhões de dólares de
receitas (cerca de 43 mil milhões de euros), contra os 8,9 mil milhões
(60 mil milhões de euros) obtidos entre Julho e Setembro do ano passado.

No
caso dos órgãos de comunicação social em papel, as perdas foram de
28,95 por cento, sendo que, só nos pequenos anúncios, houve uma quebra
de 37,9 por cento.

Na Internet, os rendimentos provenientes da
publicidade não são mais brilhantes, tendo-se verificado uma descida de
16,92 por cento, que deixou os ganhos nos 623,1 milhões de dólares
(419,1 milhões de euros).

“Dada a situação geral da economia”, os
resultados “não surpreendem”, comentou o presidente da Associação
Americana de Jornais, John Sturm, segundo quem alguns sectores registam
mesmo uma ligeira melhoria.

Apesar de considerar que é difícil
fazer previsões para 2010 ou mais tarde, John Sturm considerou que, “é
largamente reconhecido que o pior já passou”.

Os jornais
americanos estão a ter de enfrentar uma queda dos rendimentos
publicitários, o declínio constante da difusão e a fuga dos leitores em
proveito das páginas digitais de informação de acesso gratuito.

De
acordo com a Associação Americana de Jornais, este foi o 13º trimestre
consecutivo que as receitas publicitárias desceram, ao passo que os
lucros dos media digitais estão em baixa há seis trimestres.

Nos
últimos meses, o grupo Tribune Co., proprietário da Chicago Tribune e
do Los Angeles Times, declarou falência, o Christian Science Monitor,
de Boston, deixou de sair em papel e dois diários da zona Oeste do
país, o Rocky Mountain News e o Seattle Post-Intelligencer deixaram de
aparecer nas bancas.

HSF.

Lusa/fim

Sábado, 21 Novembro 2009 01:14


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