O documento, apresentado pelo diretor executivo do IPAM, Daniel Sá, defende uma abordagem a longo prazo, alicerçada em “autenticidade, sustentabilidade e inovação”, tendo contado com o contributo de especialistas, gestores, professores e investigadores, e é uma chamada para um Marketing mais profundo e alinhado com os desafios éticos e tecnológicos do futuro.
Segundo o Manifesto, o Marketing deve evoluir de uma forma lógica de curto prazo e resposta imediata para uma filosofia de “longa distância” – ou “Long Tok” –, em que a sustentabilidade e a autenticidade se tornam pilares fundamentais. O mesmo documento destaca também a importância de um Marketing que vai além das métricas tradicionais, promovendo a criação de valor através de uma experiência omnicanal e uma conexão emocional verdadeira.
O evento de apresentação, na Casa da Música, no Porto, iniciou com uma retrospetiva das quatro décadas do Instituto e do impacto no ensino de Marketing em Portugal. “Após 40 anos, o IPAM é uma instituição com mais de 3.300 estudantes, 300 professores e 20 mil alunos formados e espalhadas por todo o tipo de indústrias no mundo. O Marketing passou, em quatro décadas, de uma área periférica para ser o motor das organizações. 2024 marca a expansão do Campus do Porto e a inauguração de um novo Campus em Lisboa”, garantiu o diretor executivo do IPAM, Daniel Sá.
No final do evento, houve ainda tempo para uma mesa-redonda onde se debateram as conclusões do Manifesto. De entre os temas, há a evidenciar a autenticidade, a importância de unir o pensamento analítico e criativo, o foco em práticas éticas e sustentáveis, e a integração do Marketing nos modelos de negócio. Os participantes salientaram ainda a relevância da gestão de equipas ágeis e da retenção de talentos como fatores determinantes para enfrentar a volatilidade do mercado.
João Bernardo