O estudo foi realizado no âmbito da pós-graduação em marketing digital e teve como amostra um painel heterogéneo de 308 profissionais – desde micro a grandes empresas.
Dessas empresas, 96 por cento estão presentes numa rede social, sendo que o Facebook lidera as preferências – é utilizado por 36 por cento. No top das redes sociais mais utilizadas pelas empresas encontram-se também a rede social profissional Linkedin (19 por cento) e o YouTube (19 por cento).
Apenas seis por cento das organizações não fazem promoção do negócio online, apresentando-se o e-mail marketing como o meio digital mais utilizado para a divulgação de produtos e serviços (27 por cento das respostas).
O estudo mostra ainda que em 59 por cento das organizações o departamento de marketing é o responsável pelas ações no meio digital. Todavia, em quase um quarto das empresas (23 por cento), sobretudo nas PME, esta competência ainda é da gerência.
Numa clara mostra da importância que o meio digital assume no negócio, quase metade das organizações inquiridas (42 por cento) prevê aumentar o investimento em ações de marketing digital. A maioria (63 por cento) antevê, inclusive, que o foco das instituições no potencial do online leve o mercado a sentir carência de profissionais de marketing digital.
Fonte: Central de Informação