Redes sociais: um terço das empresas sem estratégia definida

 Redes sociais: um terço das empresas sem estratégia definida

Quase todas as empresas já estão presentes numa rede social, contudo uma em cada três não possui uma estratégia definida para atuar neste meio. Esta é a principal conclusão de uma radiografia que o IPAM tirou à utilização do marketing digital pelas empresas que operam no mercado nacional.

O estudo foi realizado no âmbito da pós-graduação em marketing digital e teve como amostra um painel heterogéneo de 308 profissionais – desde micro a grandes empresas.

Dessas empresas, 96 por cento estão presentes numa rede social, sendo que o Facebook lidera as preferências – é utilizado por 36 por cento. No top das redes sociais mais utilizadas pelas empresas encontram-se também a rede social profissional Linkedin (19 por cento) e o YouTube (19 por cento).

Apenas seis por cento das organizações não fazem promoção do negócio online, apresentando-se o e-mail marketing como o meio digital mais utilizado para a divulgação de produtos e serviços (27 por cento das respostas).

O estudo mostra ainda que em 59 por cento das organizações o departamento de marketing é o responsável pelas ações no meio digital. Todavia, em quase um quarto das empresas (23 por cento), sobretudo nas PME, esta competência ainda é da gerência.
Numa clara mostra da importância que o meio digital assume no negócio, quase metade das organizações inquiridas (42 por cento) prevê aumentar o investimento em ações de marketing digital. A maioria (63 por cento) antevê, inclusive, que o foco das instituições no potencial do online leve o mercado a sentir carência de profissionais de marketing digital.

Fonte: Central de Informação

Segunda-feira, 22 Julho 2013 10:57


PUB