Além da Sony, outras marcas optaram pela mesma abordagem: na estreia de “I Love It” ,da TVI, um autor utilizava um telemóvel Samsung, as novelas Doce Tentação e Louco Amor, do mesmo canal, contam com a presença do banco Santander e na SIC o Dolce Vita aparecia na novela Dancin’Days.
Todavia, a exposição das marcas nem sempre é controlada pelas mesmas: a Marktest dá como exemplo os adereços do Sporting usados pelos participantes do Secret Story.
E se a Sony foi a marca que mais apostou em soluções alternativas, a TVI foi o canal que mais gerou exposição de marcas durante os primeiros seis meses deste ano. A SIC foi aquele com menor presença de marcas e a RTP foi o que gerou maior número de GRP.
A informação sobre as soluções alternativas à publicidade tradicional, como product placement ou soft sponsoring, diz respeito ao primeiro semestre deste ano e surgiu através do Soft Sponsoring Report, um serviço lançado pela MediaMonitor, que recolhe a exposição das marcas nos programas de ficção e divertimento nos canais da RTP, SIC, SIC Radical, SIC Mulher e TVI.