“Poder desenvolver um projeto e trabalhar em conjunto com o maior cineasta português de todos os tempos foi uma oportunidade única que tivemos e em que nos envolvemos de imediato com toda a responsabilidade que sabíamos que iríamos ter, mas também com todo o orgulho em poder fazer parte de um projeto que é único nas nossas carreiras e que certamente ficará para a história. Foi o último trabalho de Manoel de Oliveira e a Partners poder fazer parte dele foi um privilégio enorme”, sustentou, em declarações ao Briefing.
Este foi um processo totalmente diferente do habitual e que – reconhece – constituiu “uma enorme aprendizagem” para a equipa da Partners: afinal, tratou-se de trazer o cinema para a publicidade e aprender com o cinema.
Tudo aconteceu entre agosto de 2014, quando a ideia de “1 século de energia” foi apresentada, e 14 de março de 2015, último dia de filmagens com Manoel de Oliveira em Serralves. “São prazos que a publicidade não está habituada e que nos fizeram aprender que é assim, com tempo, com detalhe e com simplicidade que se fazem as grandes obras”, comenta Tomás Froes.
O resultado é uma campanha “acima de tudo inspiradora”: “É uma campanha que não segue nenhuma ‘regra’ publicitária. É uma campanha com famílias reais. É uma campanha com fontes de inspiração reais. É uma campanha com histórias reais. É uma campanha sobre energia feita ‘apenas’ com a energia humana. E é uma campanha com a visão do maior cineasta português. Tudo isto a torna, mais do que diferente, numa campanha poderosamente simples”.
O sócio da Partners acredita que a simplicidade e a inspiração vão “contagiar” positivamente a marca EDP: “Hoje as marcas devem ser capazes de envolver as pessoas com histórias simples, inspiradoras e verdadeiras, e esta campanha tem tudo isto. Os consumidores reconhecem e valorizam as marcas que percebem e se envolvem com a sociedade onde estão inseridas, e a EDP é, sem dúvida, uma dessas marcas. Esta campanha é mais um passo, simples mas inspirador, na construção deste posicionamento e deste envolvimento da marca com as pessoas”.
Palavras que Paulo Campos Costa, diretor de Marca e Comunicação da EDP, subscreve. Ao Briefing, afirma que esta campanha traz mais valor à marca, pela associação a um cineasta que é português mas é reconhecido internacionalmente, exatamente o posicionamento que a EDP assume.