TVI: Responsabilidade de construir o futuro

TVI: “Temos a responsabilidade de construir o futuro”
A construção do futuro é o fio condutor do programa com que a TVI assinala duas décadas de emissões e que se concretizará, nomeadamente, na conferência “Como vai ser o jornalismo nos próximos 20 anos?”, mas também no apoio a projetos de investigação do IPO.

 

O programa foi apresentado hoje, em conferência de imprensa, pela coordenadora da comunicação institucional da Media Capital, Helena Forjaz, pelo diretor de Programas, Luís Cunha Velho, e pelo diretor de Informação, José Alberto Carvalho.

O principal foco das comemorações será a celebração dos valores da TVI, mas, em vez de um olhar retrospetivo, será enfatizado o contributo que a estação pode dar para os próximos 20 anos.

Isso mesmo proporá a conferência sobre o futuro do jornalismo: “Estamos comprometidos com as mudanças em curso nos media, preocupados com o que se vai passar nos próximos 20 anos”, justificou José Alberto Carvalho. Explicando o subtítulo da conferência – “Até sabermos a resposta, continuamos a fazer perguntas”, o diretor de Informação afirmou que a TVI está empenhada em fazer o melhor jornalismo possível.

Agendada para dia 19, a conferência terá, entre outros, a participação de Lois Beckett, do projeto Propublica.org, de Juan Luis Cebrian, fundador do El País e administrador da Prisa, do advogado Daniel Proença de Carvalho, do ex-presidente português Jorge Sampaio e do ministro que tutela os media, Miguel Relvas.

Na mesma linha de construção do futuro, a TVI promove a iniciativa “20 anos – 20 valores”, que reunirá os 20 melhores alunos, com 20 anos, de 20 áreas de formação diferentes. Em dois minutos e meio, terão de apresentar a sua proposta para o futuro. Serão apreciados por um júri presidido por Marcelo Rebelo de Sousa e que incluirá o sociólogo Boaventura Sousa Santos, a artista plástica Joana Vasconcelos e o administrador da Media Capital Miguel Gil. A partir de dia 31, serão dados a conhecer, individualmente, numa rubrica do Jornal das 8.

De ideias trata também o projeto Cápsula do Tempo. Assumirá a forma de uma obra de arte, entregue à criatividade do jovem artista português David Miguel Oliveira, que se assume como um convite à reflexão sobre o que serão as próximas dias décadas. Vinte personalidades da lusofonia, do ex-presidente timorense Xana Gusmão ao padre João Seabra, do treinador José Mourinho à atriz Daniela Ruah, do empresário Rui Nabeiro à judoca Telma Monteiro, foram convidadas a passar ao papel o que esperam do mundo daqui a 20 anos. Os depoimentos serão guardados na cápsula. A intenção é revisitá-los daqui a 20 anos.

A cápsula será apresentada na gala de aniversário da TVI, a 20 de fevereiro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Em curso está já o projeto de solidariedade associado a esta efeméride: o apoio ao Instituto Português de Oncologia através da atribuição de bolsas d investigação. Está a ser promovido desde o último domingo nas tardes da TVI, com o programa “Somos Portugal”, com um passatempo interativo de que resultará um donativo do canal em nome dos portugueses.

Mais iniciativas se sucederão ao longo do ano, incluindo ao nível da Informação, mas José Alberto Carvalho escusou-se, para já, a concretizar. Disse apenas que o objetivo é fazer da TVI “o grande palco da vida, onde os portugueses se encontram e reencontram, se emocionam e se informam, um palco em português, com profissionais portugueses, que contribua para um melhor conhecimento do país e uns dos outros”.

Fonte;: Briefing

 

Segunda-feira, 28 Janeiro 2013 13:18


PUB