Uma escolha sustentável

A iServices reconhece a importância da sustentabilidade ambiental, manifestando-se comprometida em reduzir o impacto da tecnologia, através de práticas responsáveis.

Uma escolha sustentável

O compromisso da iServices com a sustentabilidade remonta à fundação da marca de reparação de equipamentos de telecomunicações e informática, em 2011. “Promovemos ativamente os princípios da economia circular, centrados na reparação, retoma, reutilização e recondicionamento”, afirma a Head of Brand, Communication & Happiness da iServices, Vânia Guerreiro.

Relativamente à reparação, a intervenção da empresa prolonga a vida útil dos dispositivos eletrónicos e reduz “significativamente” o desperdício. Além disso, o programa de retomas permite a reutilização de equipamentos descartados pelo seu proprietário e que ganham uma nova vida por outros consumidores que os irão valorizar. Acresce que a comercialização de equipamentos recondicionados permite que os clientes adquiram smartphones topo de gama, de “excelente qualidade, com preços de mercado mais competitivos do que os novos e com a mesma garantia de 36 meses”. 

“Os serviços da iServices não só reduzem a quantidade de dispositivos eletrónicos abandonados, como também diminuem a necessidade de recursos naturais para a produção de novos equipamentos”, resume a porta-voz, revelando que contabilizam, todos os anos, os impactos diretos da atividade da empresa. Assim, em 2023, foram intervencionados pelos técnicos da iServices um total de 246.063 equipamentos, o que impediu a produção de 43 toneladas adicionais de lixo eletrónico e resultou numa redução de aproximadamente 17,5 mil toneladas de dióxido de carbono, que iriam para a atmosfera. “Além disso, a nossa atividade resultou numa poupança de três mil milhões de m3 de água, o equivalente a cerca de 12 piscinas olímpicas”, conta, sustentando que “estes dados concretos ilustram o compromisso da iServices em fazer a sua parte pelo ambiente”. “Acredito que por essa razão fomos distinguidos como uma das 11 empresas portuguesas Escolha Sustentável”, diz.

No que se refere às metas da empresa em matéria de sustentabilidade, o primeiro passo foi reconhecer a importância da sustentabilidade ambiental. “Na iServices, estamos firmemente comprometidos em reduzir o impacto da tecnologia, através de práticas responsáveis. Trabalhamos, diariamente, para aumentar a quantidade de dispositivos eletrónicos que reparamos e recondicionamos, evitando desta forma que os mesmos vão parar ao lixo”, comenta.

A empresa afirma-se empenhada em consciencializar os clientes para a importância da reciclagem de equipamentos eletrónicos, mas também em continuar a proporcionar-lhes, nas lojas físicas, reparações multimarca que permitem estender a vida útil dos seus equipamentos.

Quanto aos próximos passos a dar nesta matéria, Vânia Guerreiro adianta que a marca permanece focada em reduzir a pegada ecológica em todas as áreas de negócio, nomeadamente através da abolição do uso de plásticos, até 2025. “Isso representa um desafio significativo e já estamos a trabalhar incansavelmente para o cumprir”, observa, exemplificando com a revisão dos materiais das embalagens dos artigos da marca própria iS, com os plásticos a ser substituídos por alternativas ambientalmente sustentáveis. “Estamos ainda a melhorar a eficiência das nossas operações e dos nossos processos logísticos, por forma a reduzir nossa pegada ecológica, investindo em tecnologias mais eficientes e garantindo que trabalhamos com fornecedores que partilham a nossa visão”.

E que discurso tem a empresa junto do cliente nesta matéria? “Na iServices promovemos escolhas conscientes e informadas, que são benéficas para o meio ambiente, mas também para os consumidores”, afirma. Para tal, comunica as reparações e venda de dispositivos recondicionados como opções eco-conscientes, enfatizando a poupança ambiental e monetária. Além disso, “os nossos programas de reciclagem e retoma colocam o cliente no centro da missão de reduzir o desperdício eletrónico e a sensação de fazer parte da mudança é, por si só, recompensadora”.

Vânia Guerreiro entende que, cada vez mais, os consumidores estão conscientes do impacto das suas decisões no meio ambiente, o que tem contribuído para uma “excelente receção de todo o nosso conceito”. Ao participarem na retoma de equipamentos antigos, os clientes “reconhecem” que estão a contribuir ativamente para a economia circular ao mesmo tempo que usufruem de um valor de desconto na compra de equipamentos recondicionados. Por fim, e relativamente às reparações, a Head of Brand, Communication & Happiness avança que o feedback dos clientes tem sido continuamente positivo, num negócio crescente e que nos incentiva a continuar nesta jornada responsável e a melhorar constantemente os nossos serviços.

Segunda-feira, 08 Abril 2024 11:19


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