O Brasil, onde o grupo português detém dez unidades, conhecerá mais uma, desta vez em Alagoas: será um hotel na praia com mais de 550 quartos, dedicado à literatura e cujos primeiros hóspedes já têm data marcada para o Check-in: 23 de junho. É um investimento de 150 milhões de reais.
Depois de três hotéis abertos durante a pandemia – em Alter do Chão, na Serra da Estrela e no Douro – os planos do grupo estendem-se aos Açores, onde o Hospital e Convento de São Francisco irão ser convertidos. Renascerão como Vila Galé Collection São Miguel, uma unidade de charme que implicará um investimento de 12 milhões de euros.
Também o antigo convento de Santa Iria, em Tomar, e o colégio feminino adjacente vão ganhar nova vida, transformando-se numa unidade hoteleira de quatro estrelas inspirada na Ordem dos Templários. Com uma centena de quartos, o Vila Galé Collection Tomar terá alocados dez milhões de euros.
No Alentejo, são duas as novidades: na herdade de Beja que atualmente acolhe o Vila Galé Clube de Campo vão nascer dois novos conceitos. Um deles é apresentado como inédito em Portugal: trata-se do Vila Galé Nep Kids, um hotel onde “só entram adultos acompanhados por crianças”, isto é, o foco são os mais pequenos e foi a pensar neles que todo o hotel foi concebido, dos quartos ao spa, passando pela brinquedoteca. Também aqui o investimento ronda os dez milhões de euros.
Na mesma herdade, os adultos também passarão a ter um espaço pensado só para eles: três milhões de euros vão dar corpo ao Vila Galé Monte da Faleira, um agroturismo para casais.
Este é um conceito que o grupo pretende estender a outras unidades, como aquela que acolheu esta apresentação: o Vila Galé Estoril foi reposicionado, transformando-se num hotel recomendado para adultos. Ao mesmo tempo, transformou-se num hotel temático, com nova decoração e sinalética dedicada aos Sixties. E vai ser possível escolher o quarto do ídolo preferido desses anos. Passando a dispor do regime all inclusive, de abril a setembro, a oferta gastronómica alargou-se, com a chegada do restaurante Inevitável, onde a inspiração será mediterrânica, muito à base de marisco.
A par da apresentação das novidades, os dois administradores do grupo partilharam os resultados da operação, sendo que a pandemia ainda se refletiu em 2021, com as receitas em Portugal a totalizarem 59 milhões de euros, cerca de 50% abaixo das registadas em 2019, e as do Brasil a situarem-se nos 325 milhões de reais, o que corresponde a uma quebra menor face à do mercado nacional, na ordem dos 15% comparando com o pré-pandemia.