Volvo Cars: 98 anos a inovar pela segurança de todos

São 98 anos de inovações tecnológicas na Volvo a pensar na segurança das pessoas e numa mobilidade mais sustentável, segundo partilha, na 1.ª Pessoa, a Consumer Experience Director da Volvo Car Portugal, Aira de Mello. A marca é quase centenária, o que “não é um fim em si mesmo – é uma responsabilidade”.

Volvo Cars: 98 anos a inovar pela segurança de todos

Quando celebramos um marco como o 98.º aniversário da Volvo, é inevitável olhar para trás com orgulho – e para a frente com responsabilidade. É precisamente esse equilíbrio entre legado e visão de futuro que tem guiado a marca desde aquele 14 de abril de 1927, quando o primeiro Volvo – o ÖV4, ou carinhosamente apelidado de “Jakob” – rodou pelo portão da frente da fábrica em Lundby, na Suécia.

Desde então, muito mudou na indústria automóvel, mas uma coisa permanece inalterada: a nossa dedicação à vida, às pessoas e à sua segurança. Na Volvo, sempre acreditámos que os automóveis devem ser um sinónimo de alegria, de liberdade de movimentos, devem ser criados para as pessoas – e essa perspetiva humana tem sido o cerne de tudo o que fazemos, até hoje.

Ao longo destas quase dez décadas, nunca mudámos a nossa filosofia de marca, fomos pioneiros em inovações tecnológicas que salvaram já mais de um milhão de pessoas e que hoje fazem parte da vida de muitos outros milhões: do cinto de segurança de três pontos à introdução da terceira luz de travagem, passando pelos airbags e a deteção de peões, ciclistas e animais com travagem automática, a nossa obsessão pela segurança e pelas pessoas tornou-se a nossa assinatura. Tão enraizado está esse compromisso que fizemos questão de abrir as patentes de cada uma dessas invenções, permitindo que toda a indústria pudesse proteger melhor quem mais importa: as pessoas, independentemente da sua escolha ser, ou não, um Volvo.

Com o passar dos anos, a Volvo afirmou-se também enquanto líder mundial na eletrificação, impulsionando o setor automóvel na direção de uma mobilidade mais sustentável. A marca tem um compromisso sólido com a redução da sua pegada de carbono e pretende tornar-se completamente elétrica, com o objetivo de se transformar uma empresa ambientalmente neutra nos próximos anos. Este é um desafio que levamos tão a sério quanto a segurança – e que guia as nossas decisões, da produção ao pós-venda, da engenharia à comunicação.

Hoje, a Volvo é uma marca global, presente em mais de 100 países, com mais de 42 mil colaboradores. Mas mais do que números, o que nos define é a capacidade de evoluir sem perder de vista aquilo em que acreditamos, desde 1927. Porque ser uma marca (quase) centenária não é um fim em si mesmo – é uma responsabilidade.

Queremos continuar a merecer a confiança de quem nos elege, todos os dias, com a mesma clareza de propósito com que tudo começou: tornar a mobilidade mais segura, mais humana e mais sustentável, para todos! Volvo For Life.

Aira de Mello, Consumer Experience Director da Volvo Car Portugal

Segunda-feira, 19 Maio 2025 11:57


PUB