Washington Post rende-se à paywall

Washington Post rende-se à paywall

Com perdas financeiras na ordem dos 34,7 milhões de euros anunciadas no mês passado, o jornal norte-americano The Washington Post vai aderir ao sistema de paywall a partir do verão. Os utilizadores que acedam a 20 ou mais artigos ou funcionalidades multimédia terão de pagar um valor, indefinido por enquanto, para continuar a visualizar os conteúdos.

A mudança para o modelo de paywall surge num momento em que a circulação impressa do jornal está a diminuir, com os leitores a preferirem a versão online, o que na prática resultou num prejuízo de 34,7 milhões de euros no último trimestre do ano (fiscal) e uma diminuição de 5,8% nas receitas do jornal. O sucesso de jornais como The New York Times e o The Wall Street Journal no mesmo modelo também influenciou a decisão.

“O nosso pacote digital tem valor e vamos começar a pedir aos nossos leitores que paguem por ele e ajudem a suportar o nosso processo de recolha de notícias”, justifica Katherine Weymouth, editora do The Washington Post, acrescentando que os consumidores de notícias “percebem o alto custo” associado à recolha de notícias de “alta qualidade” e a importância de manter a profundidade característica dos relatos do jornal. Em seu entender, “separar o conteúdo impresso dos modelos de subscrição online já não faz sentido”.

Ainda sem preços estabelecidos, o jornal declarou que utilizadores como assinantes do jornal, estudantes, militares e funcionários públicos estarão isentos.

Fonte: Washington Post, The Guardian

Terça-feira, 19 Março 2013 12:02


PUB