A mudança para o modelo de paywall surge num momento em que a circulação impressa do jornal está a diminuir, com os leitores a preferirem a versão online, o que na prática resultou num prejuízo de 34,7 milhões de euros no último trimestre do ano (fiscal) e uma diminuição de 5,8% nas receitas do jornal. O sucesso de jornais como The New York Times e o The Wall Street Journal no mesmo modelo também influenciou a decisão.
“O nosso pacote digital tem valor e vamos começar a pedir aos nossos leitores que paguem por ele e ajudem a suportar o nosso processo de recolha de notícias”, justifica Katherine Weymouth, editora do The Washington Post, acrescentando que os consumidores de notícias “percebem o alto custo” associado à recolha de notícias de “alta qualidade” e a importância de manter a profundidade característica dos relatos do jornal. Em seu entender, “separar o conteúdo impresso dos modelos de subscrição online já não faz sentido”.
Ainda sem preços estabelecidos, o jornal declarou que utilizadores como assinantes do jornal, estudantes, militares e funcionários públicos estarão isentos.
Fonte: Washington Post, The Guardian