XPENG acelera na vanguarda da transformação automóvel

Num setor em plena revolução tecnológica, a XPENG “posicionou-se como sinónimo de tecnologia, progresso e visão de futuro”, avança o Chief Operating Officer, Rafael Monteiro.

XPENG acelera na vanguarda da transformação automóvel

A XPENG deixou de ser vista como uma nova marca de veículos elétricos no mercado português, em 2025, para se afirmar como um player de referência no setor. Esta é a convicção do Chief Operating Officer da insígnia chinesa no nosso país, Rafael Monteiro. “Após a chegada a Portugal no final de 2024, alcançámos resultados imediatos: 100 viaturas vendidas nos primeiros 100 dias e, menos de um ano depois, a entrega da 500.ª unidade em Portugal. Um sinal claro da aceitação e confiança do público. A expansão acelerada da rede, hoje com 14 pontos de venda, reforçou a nossa proximidade e capacidade de resposta ao mercado”, conta Rafael Monteiro.

Este crescimento foi acompanhado por uma forte estratégia de comunicação e por parcerias relevantes, incluindo a primeira influenciadora criada por IA e a parceria com o chef Michelin Óscar Geadas, que ajudaram a elevar a notoriedade da XPENG. Acresceu ainda o impacto das inovações globais da marca: o primeiro carro do mundo otimizado por IA, o XPENG P7+, o carregamento ultrarrápido de 12 minutos dos 10–80%, a mobilidade aérea e o robot humanoide IRON, considerado o mais avançado do mundo.

“Num ano dominado pela inteligência artificial e pela robotização, a XPENG posicionou- -se como sinónimo de tecnologia, progresso e visão de futuro. Face a tudo isto, somos naturalmente uma marca que está a liderar em matéria de transição energética e, nos dias, que correm essa é também uma imagem de marca muito forte”, defende o Chief Operating Officer da XPENG Portugal.

Face à implementação bem sucedida no mercado nacional e ao posicionamento inovador, a XPENG é considerada uma das marcas do ano no setor automóvel, uma distinção que, segundo Rafael Monteiro, “resulta da combinação entre qualidade de produto, avanço tecnológico e crescimento rápido, mas sustentado”.

Selo de confiança e referência tecnológica

“A XPENG tem-se afirmado como uma marca disruptiva, com soluções de mobilidade que colocam a inovação no centro, desde sistemas avançados de condução assistida até à liderança na rapidez de carregamento. Ser reconhecida ‘Marca do Ano’ valida este caminho e funciona como um selo de confiança que reforça a nossa posição enquanto referência tecnológica e impulsionadora da transição energética”, acrescenta.

O Chief Operating Officer define a XPENG como “uma marca de vanguarda, que abre caminhos e que expande o mercado”, mais do que simplesmente apresentar resultados. “E, na verdade, é exatamente isso que somos, uma vez que estamos na vanguarda da transformação da indústria automóvel e temos as viaturas mais tecnológicas do mercado com o melhor tempo de carregamento. Distinguimo-nos pela capacidade de entregar tecnologia real e útil ao consumidor, pela qualidade rigorosa dos nossos produtos, pelo contributo para a mobilidade sustentável e pelo impacto tangível no mercado”.

Em 2026, a XPENG vai continuar a apostar fortemente em I&D, área onde mais de 40% dos seus recursos humanos estão alocados, e na expansão global para mais de 60 mercados.

“Em Portugal, o objetivo é reforçar a posição no segmento BEV e consolidar a marca como um player de referência. Paralelamente, a estratégia engloba o desenvolvimento integrado das áreas onde já atuamos: automóvel, inteligência artificial, robótica e veículos voadores. O propósito é claro: liderar a mobilidade do futuro em todas as vertentes onde estamos presentes”, conclui o responsável da XPENG em Portugal.

Sexta-feira, 16 Janeiro 2026 09:06


PUB