“Entra para a história” é o mote que inspirou a campanha da edição de 2023 dos Young Lions Portugal. A Show Off assina a realização do filme, a Central de informação é a agência responsável pela comunicação institucional da iniciativa e a Mediabrands a agência de media parceira para a promoção publicitária da campanha junto dos meios. Além disso, a MOP é a entidade associada à organização da competição Young Lions, no âmbito da representação do Lions Festivals.
Assim, nesta edição, a comunicação que apresenta a competição apresenta-se com um visual renascentista, mas com símbolos do presente e do futuro.
“O mote da campanha deste ano vai muito para além do apelo à participação, é um apelo aos jovens talentos nacionais para fazerem história, ao poderem inscrever os seus trabalhos na memória coletiva de todos nós. A candidatura ao Young Lions neste ano especialmente importante para o festival que comemora sete décadas de vida, pode ser o primeiro passo para ganhar o reconhecimento e visibilidade, tanto nacional como internacional. É a oportunidade de entrar para a história!”, diz a representante do Lions Festivals, Ana Paula Costa.
As inscrições para a competição nacional decorrem até 20 de março e podem inscrever-se profissionais até aos 30 anos nas áreas de publicidade, media, design, relações-públicas e marketing.
As candidaturas serão, depois, avaliadas e votadas por um coletivo de jurados indicados pelas associações do setor (APAN, APAP, APAME, APCE, APECOM e Clube da Criatividade), que irá selecionar 70 jovens profissionais para passar à fase seguinte. Os 70 finalistas que irão passar à 2.ª fase – bootcamp – onde, durante 48 horas, as 35 duplas de profissionais responderão a um briefing, apresentado por marcas nacionais, decidindo-se, nesta fase, quais os 14 vencedores que viajarão até ao Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, em representação de Portugal, que terá lugar de 19 a 23 de junho, em Cannes.