A Zilian nasceu em 2008, impulsionada pela vontade de revolucionar o mercado de calçado feminino em Portugal. Desde o início, a visão era clara: oferecer sapatos elegantes, modernos e acessíveis a uma mulher cosmopolita e exigente, valorizando o design português e criando uma experiência de compra única.
Este propósito guiou a abertura da primeira loja em Lisboa, com um conceito “inovador” de exposição, onde os modelos são organizados por tamanhos e cores. O objetivo? “Facilitar a escolha das clientes”, explica a fundadora, Madalena Beirão, que encontra na cor, variedade de modelos e exposição do par (em vez do tradicional apenas um pé) os grandes fatores diferenciadores.
Colorida
Zilian vem de ziliões… de sapatos, de cores, de estilos. “Ziliões de sapatos para ziliões de mulheres”, e, como tal, o nome passou a feminino. A inspiração, essa, foi brasileira: “Eu e o Duarte [marido] criámos o projeto quando morávamos em São Paulo”, conta, revelando que sempre foi apaixonada por marcas, por construção de experiências e relações que façam as pessoas sentirem-se felizes e inspiradas. Quando identificaram uma oportunidade no mercado – nos anos 2000 “faltava cor, design, qualidade a um preço acessível”, posicionaram-se.
Ao pormenor
“A Zilian é muito mais do que uma marca de sapatos; é uma relação, uma experiência”, diz Madalena Beirão. Desde o design “inovador” até à curadoria “cuidadosa” em materiais, cada detalhe é pensado para refletir “sofisticação, qualidade e muito conforto”.
A diferenciação acontece também na personalização oferecida nas lojas e na experiência de compra “única”, na comunicação que leva a comunidade a viajar e a sonhar em cada passo, e na interpretação das tendências com um twist. “Acreditamos que os nossos clientes sabem que estão a adquirir algo especial e feito para eles”, adianta.
Individual
Sofisticada, cosmopolita e independente. Assim é a cliente da Zilian, nas palavras da sua fundadora. “Valorizamos mulheres que procuram sapatos que unam design e conforto, e que se revejam numa marca que promove a confiança e a individualidade”, comenta, observando o interesse “crescente” por parte de um público mais jovem que começa a sua relação com a Zilian através da coleção de noivas, com a escolha dos sapatos para o seu casamento, ou a ouvir o Podcast da marca, o Sapateado, sobre os bastidores de marcas portuguesas.
Nacional
A Zilian orgulha-se de ser uma marca 100 % portuguesa, desde a criação até à produção. Todos os sapatos são feitos por artesãos locais, com materiais de “alta qualidade”. “Também incorporamos o espírito criativo e inovador que caracteriza o design português”, sustenta a fundadora.
Para vestir
A Zilian começou com sapatos, mas tem expandido para novas áreas, incluindo acessórios, como malas, cintos e luvas. Em 2024, estreou-se no segmento de roupa, com uma coleção cápsula de festa. A marca trabalha também com colaborações com artistas, que tanto valoriza, a última das quais com a ceramista Anna Westerlund.
Comunicar
O digital é o canal privilegiado para a comunicação da Zilian. “Damos preferência ao digital, especialmente redes sociais, onde construímos uma relação próxima e autêntica com o nosso público”. Além disso, a marca investe em conteúdo visual de “alta qualidade” e em interações em tempo real, de modo a reforçar a ligação emocional com as clientes. Aposta também em eventos presenciais e parcerias com influenciadores para fortalecer a ligação. O podcast é outra iniciativa para a criação de conteúdo.
Lá fora
Todos os anos, a marca produz cerca de 20 mil pares de sapatos, um número que tem aumentado à medida que expande o alcance em mercados internacionais. “A Zilian tem crescido tanto em Portugal como internacionalmente, mantendo o foco na qualidade e inovação”, adianta a fundadora, que aponta a exportação como uma prioridade estratégica. Atualmente, a marca é vendida em mais de 30 países, com destaque para Espanha, França, Itália, Alemanha, Dinamarca e Estados Unidos, que apresentou um crescimento “forte” em 2024.
Futuro
Para 2025, a Zilian espera consolidar o crescimento nos mercados internacionais, continuar a desenvolver o trabalho dos novos segmentos de produto e expandir a presença digital. A maior ambição, revela Madalena Beirão, é continuar um trabalho de consistência, para tornar-se uma marca de referência global no setor do calçado e acessórios de moda, sempre mantendo as raízes em Portugal e promovendo o design e produção artesanal como sinónimo de “qualidade e sofisticação”. “Queremos continuar a inspirar mulheres em todo o mundo, mantendo as nossas raízes portuguesas e um compromisso com qualidade e inovação”, garante.
Sofia Dutra

