Dia 15 de junho vai soprar uma brisa atlântica na Fitapreta. Afonso Dantas, chef d’A Cozinha do Paço, e Octávio Freitas, chef executivo dos hotéis The Views e do Desarma, ambos madeirenses e amigos há vários anos, encontram-se para um almoço a 4 mãos, naquela que é a segunda edição do evento que leva até Évora chefs com estrela Michelin, para cozinhar na companhia do cozinheiro-anfitrião, e servir uma experiência memorável no imponente Paço do Morgado de Oliveira, onde o vinho também está sob os holofotes.
Da horta à mesa, do rio ao mar é o mote lançado aos convidados que, ao longo deste ano de 2025, vão partilhar a cozinha com Afonso Dantas, no novo restaurante da Fitapreta, A Cozinha do Paço. Uma forma de devolver ao paço do século XIV a alma e a vida de outros tempos, através de experiências gastronómicas que nascem na cozinha do restaurante – onde em tempos realmente funcionou a cozinha que alimentou reis e nobre durante séculos – e são servidas nas diferentes salas do edifício, seja a tribuna de uma capela, seja uma sala de barricas, seja o antigo salão nobre.
Mais do que um encontro a quatro mãos, este é um reencontro entre chefs, carregado de memórias. Diz Afonso Dantas, que “este almoço com o Octávio tem um significado especial. Foi com ele que comecei o meu percurso na cozinha. Voltar a partilhar um momento como este é uma forma natural de revisitar essa origem. Somos ambos madeirenses e partilhamos o mesmo compromisso com o produto local, não apenas pelo sabor, mas pelo que ele representa: identidade, memória e futuro. Mais do que um almoço, é um cruzar de trajetórias com raízes em comum.”
Do lado do chef do Desarma, e também fundador do projeto de enoturismo Socalco Nature Calheta, onde tem o restaurante gastronómico Razão, o convite, explica, “é especial por vários motivos: em primeiro lugar, poder cozinhar e apresentar os meus vinhos neste local tão fabuloso que é a Fitapreta e A Cozinha do Paço; depois, poder fazer esta experiência única em harmonizar os meus pratos com os vinhos do António Maçanita, um grande admirador do arquipélago madeirense, ao mesmo tempo que o Afonso Dantas harmoniza os seus pratos com os meus vinhos, que expressam tanto este território. Tenho a certeza de que vamos ser a melhor embaixada madeirense no Alentejo!” Fala ainda com carinho dos primeiros passos de Afonso Dantas, hoje com 26 anos, na sua cozinha. “Foi uma das pessoas mais especiais [que por ali passou], pela sua tenra idade e por todas as questões que trazia. É bom saber que contribuímos para uma carreira tão brilhante e promissora. Para mim vai ser um almoço desafiante, por todas as emoções que me desperta.”
O menu de oito momentos já está desenhado, mas mantém-se em segredo até ao dia 15 de junho, feito a partir de produtos da terra e do mar, exemplos das ovas de espada ou do porco preto. Nos vinhos, e porque Octávio Freitas é também um chef produtor, os pratos de Afonso Dantas vão ser harmonizados com referências da Octávio Freitas Winery e os do chef do Desarma são pensados para referências da Fitapreta.
Afonso Dantas x Octávio Freitas: almoço a quatro mãos na Fitapreta
Segunda-feira, 02 Junho 2025 11:36
Partilhe
briefing@briefing.pt fale connosco!
PUB
