Algas, trutas, javali, vinhos portugueses e espanhóis triunfam no Festival Octant

O Octant Douro, revela os pormenores mais aguardados da primeira edição do Festival Octant, que decorre de 24 a 26 de outubro. O ponto alto do festival, sábado dia 25, terá como epicentro um Prado transformado em palco de alta-gastronomia, com um menu exclusivo assinado por um elenco de luxo da cozinha portuguesa e espanhola e um programa musical encabeçado pelo aclamado artista indie-folk José González.
No dia 25 de outubro, a partir do meio-dia, o prado adjacente ao hotel será o centro de uma experiência culinária memorável. Seis chefs de renome, que somam várias estrelas Michelin, apresentarão as suas criações em formato live cooking, celebrando os produtos, as técnicas e as histórias da Península Ibérica.
O percurso de degustação inclui criações únicas dos chefs:

– Vasco Coelho Santos: A delicadeza da Truta com batata e especiarias.

– Alvar Hinojal Crespo: A criatividade vegetal das Crucíferas com tamarindo e masala.

– Dárcio Henriques: Uma reinterpretação da icónica Francesinha.

– Sara Ferreres: A inspiração espanhola de Piparras, escabeche e peixe.

– David Jesus: A inovação marinha num prato vegetariano Brás de algas e alho francês.

– Óscar Geadas: A robustez da caça no Arroz de javali com cogumelos.

Pedro Lemos: A celebração do terroir com o Novilho Maronês & batata de Trás-os-Montes.

A alma do festival será também marcada pela presença de pequenos produtores, como O Talho, que dará as boas-vindas com um “welcome bite”, um assador de castanhas tradicional, os melindres e os históricos Rebuçados da Régua. Para o final, o conforto das sobremesas do Pão de Ló de Folgoso e a famosa Tarte Basca by DONA. A harmonização será feita com uma criteriosa seleção de vinhos portugueses e espanhóis, pensada para elevar cada prato.
A harmonização vínica, um dos pilares da experiência, foi desenhada para ser uma viagem pelas mais icónicas casas de Portugal e Espanha. A curadoria de vinhos dará um natural destaque à região anfitriã, com a presença de referências incontornáveis do Douro como a Sogrape (Castas Escondidas, Quinta da Leda), Symington (Vértice Cuvée, Quinta do Vesúvio e Graham’s 10 anos), Wine & Soul (Guru e Pintas Character) e Niepoort (Redoma Reserva Branco e Rosé). A esta seleção junta-se a vanguarda dos vinhos de Espanha, representada por nomes como Vega Sicilia (Valbuena e Alión) e Pago de Carraovejas (Pago de Carraovejas e El Anejón). A seleção promete não só complementar na perfeição os pratos dos chefs, mas também contar a história e a diversidade do Douro.
A música assume um papel central no festival, para emparelhar perfeitamente com a comida, contando com as atuações dos Retimbrar (15h00), o tão esperado concerto do artista José González (18h00), terminando com os Best Youth (21h00).
O programa do festival estende-se por todo o fim de semana, com atividades que aprofundam a ligação ao território:

24 de outubro: A noite de abertura conta com jantares especiais nos restaurantes RAIVA (esgotado) e À TERRA, seguida de um DJ set de Xinobi no terraço.

Atividades Exclusivas: Os hóspedes do Octant Douro terão acesso a experiências como passeios de barco temáticos, provas de vinho, conversas com o arqueólogo Pedro Cura, talk com o filósofo espanhol Daniel Innerarity e um concerto intimista de piano com Máximo Francisco.

O Festival Octant, com o apoio do Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Portugal Events, disponibiliza duas opções de acesso, o bilhete para sábado, dia 25, que inclui almoço e jantar em live cooking com chefs de referência na gastronomia contemporânea e acesso a todos os momentos musicais do dia; e o bilhete para o programa completo de fim de semana, com duas noites de alojamento, todas as refeições e acesso completo ao programa do festival.

Quarta-feira, 22 Outubro 2025 12:06


PUB