Carvoaria é o novo restaurante do chef Vítor Sobral

A cidade de Lisboa acolhe um novo espaço gastronómico que celebra de forma autêntica e contemporânea a tradição portuguesa de cozinhar nas brasas. Localizado no Príncipe Real, este espaço conta com a “arquitetura” do conceituado chef Vítor e da sua equipa, com uma ementa centrada na confeção a carvão e uma forte ligação aos sabores da lusofonia. Mais do que um restaurante, a Carvoaria é uma celebração da tradição, da autenticidade e da inovação na cozinha portuguesa.
Na Carvoaria, a grelha é a protagonista. A carta foi pensada para honrar os sabores intensos e genuínos que só as brasas sabem dar, reinterpretando clássicos da cozinha portuguesa com o toque de sofisticação e rigor técnico que caracteriza o percurso de Vítor Sobral. Peixes frescos, carnes selecionadas e legumes da estação ganham nova vida nas grelhas, mantendo-se fiéis à riqueza da gastronomia nacional, com um regresso às origens que tem o carvão como elemento central na confeção de grande parte dos pratos.

“Este restaurante é um tributo à essência da portugalidade. A brasa é a matriz da nossa cozinha — é como cozinhavam os nossos avós, é como ainda hoje se respeita o produto e se realça o sabor. Além disso, a Carvoaria oferece também pratos de conforto que nos ligam à gastronomia portuguesa e à partilha com outras culturas de expressão lusófona. É um espaço onde a tradição se encontra com a contemporaneidade, sempre com o respeito pelo produto e pelo produtor”, afirma o chef Vítor Sobral.
A ementa da Carvoaria destaca-se pela utilização de produtos frescos, sazonais e maioritariamente nacionais, evidenciando a ligação à terra e aos saberes antigos. Desde o entrecosto de borrego grelhado com temperos alentejanos ao pica-pau de plumas de porco preto, passando por sugestões como bacalhau lascado à lagareiro no carvão, tachinho de borrego alentejano com grão, enchidos e hortelã ou pernas de coelho na grelha, a carta surpreende pela novidade e pela ligação a uma cozinha feita de memórias. Nos vegetarianos as propostas são de legumes grelhados com arroz de forno e tomate do carvão, bife de couve-flor grelhada, creme de beterraba e vinagrete de cogumelos e avelã ou mesmo os peixinhos da horta.
Outro dos pilares do trabalho de Vítor Sobral é a sustentabilidade na cozinha. Neste novo restaurante, o chef volta a mostrar que é possível cozinhar as partes menos nobres dos animais com muito sabor, como é o caso das moelas ou corações de galinha grelhados com geleia picante de maçã e limão ou das línguas de bacalhau e molho pil-pil.
A Carvoaria é mais do que um restaurante, é uma experiência sensorial e emocional, onde cada refeição é uma viagem à tradição e à cultura gastronómica portuguesa. Com um ambiente acolhedor, o espaço revela um design inspirado nas raízes rústicas e na força simbólica do carvão, convidando à partilha e à celebração em torno da mesa. Com uma média de 25 euros por pessoa, a Carvoaria dispõe durante a semana de um Menu do Dia, disponível no período dos almoços, que inclui uma entrada, prato principal e bebida por 21€, com sugestões que não constam no menu habitual.
A Carvoaria já abriu portas, com 48 lugares sentados, e promete tornar-se uma referência para lisboetas e visitantes à procura do verdadeiro sabor de Portugal, feito ao lume de brasas e temperado com alma.

Sexta-feira, 30 Maio 2025 15:05


PUB