Depois de duas edições de sucesso, em 2023 e 2024, as Curry Nights do Gunpowder, o restaurante indiano mais cool de Lisboa, estão de volta, com três noites lideradas por mulheres. Têm o propósito de mostrar à comunidade lisboeta (e não só) que o caril é um prato universal, servido em diferentes partes do mundo. E, para cumprir o objetivo, abrem a cozinha do restaurante a outros sabores e saberes, desta feita com viagens até Macau, Brasil e China.
A terceira viagem das Curry Nights arranca na quarta-feira, dia 12 de novembro, com a presença de Ana da Costa, chef macaense, atualmente a viver em Londres, cidade onde criou o super club de comida de Macau FAT TEA, janela para um mundo culinário rico em sabores que misturam as cozinhas da sua região de origem, mas também a chinesa e a portuguesa.
Na quarta-feira seguinte, 26 de novembro, é a vez de abrir as portas a uma figura já querida da casa, Marcella Ghirelli – participou na primeira edição. Natural de São Paulo, com anos de experiência acumulados em diversas cozinhas do Brasil e Europa, tem um projeto nómada, o Cella, em torno de sanduíches e tapas criadas com muita liberdade.
A última noite, a 10 de dezembro, fica entregue a Victoria Ye, do projeto Tiny Leaf, uma chef chinesa, autodidata, especializada na cozinha plant-based, que irá preparar um caril vegan. A sua cozinha é marcada pelos sabores asiáticos reinterpretados através das plantas, apresentados em mercados, workshops e pop ups.
Durante as Curry Nights, cada uma destas cozinheiras irá confecionar duas entradas, um caril alusivo às suas raízes, servido como prato principal, e uma sobremesa. Para completar a oferta, a equipa do Gunpowder, liderada pelo chef Nirmal Save, também terá alguns pratos no menu, entre eles caris de diferentes regiões da Índia. Durante estas três quartas-feiras, o menu funciona à la carte, sempre a partir das 18h00.
Nas edições anteriores das Curry Nights, houve viagens à Tailândia, ao Japão, a Moçambique, à Etiópia e à Eritreia e também ao Sudoeste Asiático.
