O BALCONY Restaurant volta a ser palco de uma das noites mais aguardadas do ano: o Jantar Vínico Rotas da Insulana. A 8 de novembro, a nona edição do evento promete uma viagem enogastronómica pelas “Lonjuras do Al-Gharb ao Alen-Tejo”, com um menu exclusivo inteiramente dedicado aos sabores do sul do país. A grande novidade é a estreia do chef Rui Prado, que assina uma criação pensada para surpreender até os palatos mais exigentes. A acompanhar cada prato, a harmonização de vinhos estará a cargo do chefe de sala Acácio Oliveira, que nesta edição junta à mesa os rótulos da Herdade dos Grous.
Esta edição do Jantar Vínico Rotas da Insulana é uma homenagem ao Algarve e ao Alentejo. O menu, assinado pelo chef Rui Prado, reflete uma jornada de degustação que explora a história, a cultura e a rica gastronomia destas regiões. Cada prato foi concebido para se harmonizar na perfeição com uma seleção de vinhos de excelência da Herdade dos Grous, projeto vitivinícola que se destaca na paisagem alentejana pela qualidade e tradição.
O roteiro tem início na Aldeia de Albernoa. Começa com uma Beterraba recheada com perdiz e sementes de girassol, harmonizada com um vinho Quinta do Valbom Branco. A viagem segue, depois, para a Vila de Mértola, com um croquete de novilho acompanhado por compota de cebola roxa e molho aioli, e tinto Quinta do Valbom. Em Vila Nova de Mil Fontes, a experiência costeira é homenageada com um Camarão tigre em caldo tépido de caldeirada, salada de algas, salicórnia e gel de coentros, servido com um Herdade dos Grous Reserva Branco. O percurso continua até a Vila de Castro Marim, onde os “viajantes” se podem deliciar com um Peixe galo com textura de milho, pickles de legumes regionais e espuma de maracujá, o casamento perfeito para a proposta vínica seguinte: Herdade do Grous Concrete Branco. A etapa Entre Prados destaca um Entrecôte de mertolenga corada em óleo de colza com puré de cenoura amarela em aroma de gengibre, harmonizado com o Herdade dos Grous Reserva Tinto. A viagem conclui-se na região d’O Barrocal e A Planície, com Queijo de figo serrano de Monchique e sericá alentejana com ameixa Rainha D. Amélia, acompanhado de um Herdade dos Grous Late Harvest.
“O menu que preparámos para o Jantar Vínico Rotas da Insulana é mais do que uma refeição. É uma verdadeira jornada através dos sabores do Sul de Portugal, uma homenagem apaixonada à gastronomia do Algarve e do Alentejo, regiões que tanto me dizem”, explica o algarvio Rui Prado, prestes a abraçar o primeiro grande evento, o Jantar Vínico Rotas da Insulana, ao comando do BALCONY Restaurant.
A viagem de celebração e descoberta enogastronómica, com a hospitalidade cinco estrelas do Grand Hotel Açores Atlântico, terá início no dia 8 de novembro num dos mais prestigiados restaurantes da Bensaude Hotels. Com vista para a marina de Ponta Delgada, o BALCONY Restaurant foi distinguido recentemente com o Travellers’ Choice Best of the Best 2025 do Tripadvisor na categoria “Fine Dining”, o maior reconhecimento da plataforma. Uma distinção que o posiciona entre os melhores do mundo, e que Rui Prado promete honrar.
