25º El Sol atribui 186 galardões

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Nesta edição, os diferentes jurados atribuíram um total de 186 galardões: 6 Grandes Prémios, 38 Sóis de Ouro, 64 Sóis de Prata e 72 Sóis de Bronze, para além dos 3 prémios das produtoras, agência, rede, anunciante e produtora do ano, o Prémio Especial da Imprensa e o Sol Social.

 Neste 25º aniversário do El Sol, o Festival Ibero-americano da
Comunicação Publicitária, foram atribuídos os seguintes grandes prémios
e prémios especiais:

– TV/Cinema: “GPS” e “Recancheras” da Madre (Argentina) para o Banco Hipotecario.

– Gráfica Exterior: “Andes Teletransporter – Case” da Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi (Argentina) para a Cerveza Andes.

– Diários e Revistas: “A”, “E”, “O” da Ogilvy México para a Scrabble (Mattel).

– Suportes Interactivos: “Reponte y camina” da Sra. Rushmore (Espanha) para a Aquarius (Coca-Cola).

– Meios: “Misión di no al Winter Blues” da DDB Espanha para o Turismo das Canárias (Promotur).

– Por sua vez, o júri de Marketing Promocional, Marketing Directo e
Relações Públicas também quis recompensar esta campanha atribuindo-lhe
um prémio único ao considerar que a acção da DDB Espanha para o Turismo
das Canárias representava de forma especial as três secções.

– Não houve vencedores nesta edição do Grande Prémio de Rádio e do Sol de Platino.

– A Tesauro, a Beat Music Producciones e a Películas Pendelton
receberam os três sóis da secção de Produtoras pelos seus trabalhos
“Virtual A3” para a Audi A3 (Melhor Fotografia), “Dile a tu cabeza” e
“Sabores” para a Coca-cola (Melhor Utilização da Música) e “Subida de
cartel” (Melhor Realização) para a Gaseosa La Casera, respectivamente.

– O prémio Agência do Festival foi atribuído à Almap BBDO, sendo a BBDO
a Rede de Comunicação. Por outro lado, a Primo foi a Produtora do Ano.

– A Alpargatas São Paulo recebeu o prémio de Anunciante do Ano pelas campanhas realizadas para a sua conhecida marca Havaianas.

– Com a finalidade de celebrar o seu 25º aniversário, o El Sol concedeu
à campanha “Mano” da *S,C,P,F, para a BMW, o Prémio Especial da
Imprensa, que recompensa, entre os grandes prémios históricos do
festival, a campanha mais destacada numa votação na qual participaram
50 meios de comunicação de toda a Ibero-América.

– Por sua vez, o júri da terceira edição do El Sol Social Yo Dona quis
destacar a peça “Clase” da Tapsa para a Ausonia, ao considerar que
reúne todos os valores relativos à educação que quiseram destacar com
este prémio.

Finalmente, quanto a números, por volta de 1.500 pessoas visitaram o
Kursaal durante o encontro anual da publicidade ibero-americana, o qual
exibiu 2.272 peças apresentadas em todas as categorias.

Relativamente à repartição dos prémios por país, 12 nacionalidades
estão presentes no palmarés. Espanha obteve 99 galardões (com 3 Grandes
Prémios, 20 de ouro, 32 de prata, 39 de bronze, 3 prémios das
produtoras, o Prémio Especial da Imprensa e o Sol Social), seguida pela
Argentina (com 2 Grandes Prémios, 9 de ouro, 10 de prata e 15 de
bronze, em conjunto com o prémio de Produtora do Ano), México (com 1
Grande Prémio, 5 de ouro, 4 de prata, 6 de bronze), Brasil (com 2 de
ouro, 10 de prata e 5 de bronze, para além dos prémios de Agência e de
Anunciante do Ano), República Dominicana (com 1 de ouro e 1 de prata),
Colômbia (com 1 de ouro), Estados Unidos (com 2 de prata e 2 de
bronze), Chile (com 1 de prata e 2 de bronze), Porto Rico (com 1 de
prata e 2 de bronze), Uruguai (com 1 de prata e 1 de bronze) e Portugal
e Costa Rica (com 1 de prata cada um).

A única campanha portuguesa premiada no El Sol este ano, foi o
‘Projecto Viva’ desenvolvido pela Leo Burnett para o LIDL, que integrou
o festival na categoria de “Melhor Ideia de Marketing Promocional em
Cultura, lazer e Comunicação”.

Fonte: Gabinete de Imprensa El Sol

Segunda-feira, 31 Maio 2010 11:58


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