61% dos portugueses considera o azeite Gallo a marca embaixadora de Portugal

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Um estudo realizado em Janeiro pela GfK, junto da população portuguesa, com o objectivo de avaliar, em espontâneo, quais os sectores e as marcas que os portugueses consideram que melhor poderiam representar Portugal, mostra que as marcas azeite Gallo, Vista Alegre e azeite Oliveira da Serra estão no top das marcas embaixadoras de Portugal.

Globalmente são as marcas azeite Gallo, Vista Alegre e azeite Oliveira
da Serra as que recolhem a maior preferência dos portugueses para
representar Portugal, mas há outras marcas de destaque nos vários
sectores de actividade analisados no estudo levado a cabo pela GfK.

No sector dos produtos alimentares, os portugueses elegem duas marcas
históricas em Portugal e actualmente detidas pelo mesmo grupo – a
Cerealis – nomeadamente a marca Nacional, com 13 por cento dos
portugueses a referirem que esta é a marca embaixadora dos produtos
alimentares, marca que remonta ao século 19, e a marca Milaneza, com 8
por cento de referências.

Ao nível dos azeites, a marca Gallo é claramente a marca embaixadora,
referida, espontaneamente, por 61,1 por cento dos portugueses, seguida, a
uma distância considerável, da marca Oliveira da Serra, com 29,7 por
cento de referências. Serrata é a marca que encerra o top 3 dos azeites,
com 1,6 por cento de referências.

E qual o produto regional embaixador de Portugal? 13,2 por cento dos
portugueses elegem o Queijo da Serra, seguido de um enchido, em concreto
as Alheiras de Mirandela com 8,3 por cento de referências. O Vinho do
Porto é considerado o terceiro melhor produto regional para representar
Portugal (com 5 por cento) e em quarto lugar surge o Queijo de Nisa com 3
por cento de referências.

No que concerne ao sector têxtil/calçado, os portugueses elegem como
embaixador uma marca de calçado, a Camport (marca criada em 1986, da
Fábrica de Calçado Campeão Português), com 11,4 por cento de
referências. No ranking, a medalha de prata é atribuída também a uma
marca de calçado, o Calçado Guimarães, não obstante ser actualmente um
grossista de importação e exportação de calçado multimarca (com 7,3 por
cento das referências). A medalha de bronze é atribuída à marca Salsa
(marca já de forte presença internacional), com 6,5 por cento de
referências.

No sector da cerâmica, Vista Alegre é, incontestavelmente, eleita a
melhor marca para representar Portugal, com 51,2 por cento de
referências. A marca Valadares, não obstante a elevada diferença para a
Vista Alegre, é eleita embaixadora por 11,5 por cento dos portugueses.

Em termos de regiões de Portugal, os Portugueses colocam no top 5 de
regiões que melhor podem representar Portugal, a região do Algarve (com
20,5 por cento das referências), a região do Minho, com 12 por cento, em
terceiro lugar, a curta distância, a região do Douro com 11,2 por cento
das referências. O Alentejo (com 10,9 por cento) e Lisboa (com 6,8 por
cento) são as restantes regiões que compõem o top 5.

Relativamente à Banca, os portugueses elegem maioritariamente a Caixa
Geral de Depósitos com 43,3 por cento, seguido do Millennium BCP e BES,
ambos com 14,5 por cento.

E se os portugueses tivessem que eleger uma marca embaixadora para o
sector da distribuição e centros comerciais? O Grupo Sonae domina em
várias vertentes: a marca Sonae em si recolhe 18,9 por cento das
referências, seguida da insígnia de hipermercados da Sonae – o
Continente, com 18,2 por cento e, em terceiro lugar, uma das principais
marcas de centros comerciais da Sonae – o Colombo com 12,2 por cento de
referências. A completar o ranking top 5 de marca embaixadora para o
sector da distribuição e centros comerciais, os portugueses elegem duas
insígnias de supermercados: o Modelo (também do Grupo Sonae) e o Pingo
Doce (Grupo Jerónimo Martins), ambos com 6 por cento de referências.

No que respeita ao sector de Imprensa (jornais e revistas), dois jornais
generalistas diários são a referência: o Jornal de Noticias com 28,8
por cento de portugueses a considerar que este diário é o embaixador
deste sector, seguido do Correio da Manhã com 21,5 por cento. O Jornal
Expresso completa o top 3 com 6,5 por cento de referências.

Ficha Técnica:
Estudo realizado pela GfK Metris em Janeiro de 2011. O Universo deste
estudo é constituído pelos indivíduos com 15 a 64 anos, residentes em
Portugal Continental. Foi reunida uma amostra de 1.042 indivíduos,
representativa do universo em análise, na qual os respondentes foram
seleccionados através do método de quotas, com base numa matriz que
cruzou as variáveis Sexo, Idade, Região e Habitat/Dimensão dos agregados
populacionais. As entrevistas foram recolhidas através de entrevista
directa e pessoal, realizada na residência dos inquiridos, em total
privacidade.

Fonte: GfK

Segunda-feira, 07 Fevereiro 2011 10:56


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