Se analisarmos regionalmente, a percentagem de participação aumenta para 36% no caso dos Lisboetas. “Este facto estará com certeza associado à maior existência de festivais na capital Portuguesa”, considera a GfK, adiantando que a presença em festivais, apesar de cada vez mais transversal a idades e sexo, é ainda dominante nos mais novos (18 a 24 anos com uma taxa de participação de 43%) e nos homens (28%).
Super Bock lidera ranking de marcas associadas aos festivais
Com 64% do total de referências, a Super Bock lidera o ranking das marcas mais associadas a Festivais de Verão, sendo recordada principalmente por homens, inquiridos dos 18 aos 24 anos e residentes no Grande Porto. A Sagres, 2ª marca de níveis de associação a festivais, é recordada por 35% dos inquiridos, principalmente residente na Grande Lisboa. De seguida, destaca-se a Optimus (27%), principalmente no Porto, a TMN (24%), em Lisboa, e a Vodafone (28%). “Destaque positivo para a Vodafone, uma vez que das 3 operadoras móveis é a única que não tem nenhum festival com a sua designação (Vodafone) mas que ainda assim é a 5ª marca no ranking global, capitalizando assim o seu patrocínio ao Rock in Rio”, sublinha a GfK. O Millennium bcp é a associação seguinte mais forte (com um total de 13%), muito provavelmente pela sua aposta e forte presença no Rock in Rio.
Presença das marcas nos festivais é “muito positiva”
Em termos de impacto, a presença das marcas é considerada muito positiva (7,9 em média) em particular por quem já participou em festivais (8,5 em média). São as marcas Vodafone (9,1) seguida da Optimus (8,8) as que são consideradas de maior impacto. Ainda assim, e apesar do impacto ser mais positivo na Vodafone e na Optimus, a Super Bock, seguida da TMN e da Sagres, são as marcas que os inquiridos acham que mais têm beneficiado com a sua associação a festivais de Verão.
Ficha Técnica:O Universo deste estudo é constituído pelos indivíduos com mais de 18 anos, residentes em Portugal Continental. Foi reunida uma amostra de 1.016 inquiridos, representativa do universo em análise, na qual os respondentes foram seleccionados através do método de quotas, com base numa matriz que cruzou as variáveis Sexo, Idade, Região e Habitat/Dimensão dos agregados populacionais.
Fonte: GfK