Para esta edição, a organização aposta num modelo diferente das anteriores, sendo que a manhã será dedicada ao mundo empresarial, com vários case studies apresentados pelos responsáveis de marketing de diversas marcas, enquanto que a tarde será mais vocacionada para o mundo académico, com a apresentação, em simultâneo, de mais de 20 papers em três salas distintas (uma por tema).
“Criatividade em tempos de crise” é o tema do Seminário, que conta, como oradores, com David Buckingham, especialista em media education, professor do Institute of Education da Universidade de Londres e director do Centre for the Study of Children, Youth and Media (CSCYM); Carlos Liz, Partner e director-geral da Ipsos APEME; Rodrigo Carmona, director de Customer Marketing da Kraft; Sérgio Leal, gestor do departamento de Marketing na McDonald’s Portugal; e Miguel Osório, director de Marketing da Sonae Distribuição Retalho Alimentar.
David Buckingham
Especialista em media education, professor do Institute of Education da Universidade de Londres e director do Centre for the Study of Children, Youth and Media (CSCYM).
Autor, co-autor e editor de 25 livros, entre os quais o Beyond Technology (2007), Youth, Identity and Digital Media (2008) e ainda o Video Cultures: Media Technology and Amateur Creativity (2009), há muito que David Buckingham investiga não só as interacções que as crianças e os jovens desenvolvem com os meios electrónicos, como a evolução da chamada “literacia mediática” nestas faixas etárias. Os seus dois últimos estudos incidiram quer sobre a infância, a sexualização e a cultura do consumo, quer sobre os jovens, a Internet e a participação cívica. Recentemente, realizou uma avaliação independente para o governo britânico sobre o “O impacto do mundo comercial no bem estar infantil”.
É ainda o responsável por uma pesquisa, ainda a decorrer, sobre a evolução da aprendizagem em termos de media education, e prepara-se para lançar mais um livro, The Material Child: Growing Up in Consumer Culture, a publicar ainda este ano pela Polity Press.
Carlos Liz
Partner e director-geral da Ipsos APEME.
Desde 1972 que trabalha em Estudos de Mercado e Opinião, tendo-se especializado em metodologias qualitativas. Depois de frequentar os cursos de Filosofia e de Línguas e Literaturas Clássicas na Faculdade de Letras da UNL, em 1989 funda a APEME – Área de Planeamento e Estudos de Mercado.
Desde 2010 que é também partner da Ipsos APEME, coordenando em simultâneo a área de Public Affairs. Para além de dirigir múltiplos estudos em áreas como as Telecomunicações, a Banca ou a Grande Distribuição, para clientes nacionais e internacionais, tem sido consultor em conhecimento do consumidor e orador convidado para diversas conferências em universidades e congressos de associações empresariais.
Carlos Liz realizou ainda diferentes projectos de pesquisa em mercados emergentes como a Saúde, a Educação, o Urbanismo e a Sociedade de Informação. É co-autor do livro Kids Power – a Geração Net em Portugal, editado em 2007 pela Plátano e sócio da ESOMAR – Associação Mundial de Profissionais de Estudos de Mercado e Opinião, bem como de outras associações profissionais nacionais.
Sérgio Leal
Gestor do Departamento de Marketing na McDonald’s Portugal.
Com uma licenciatura em Gestão pela Universidade Católica e um Mestrado Executivo em Marketing Management (ISCTE), Ségio Leal iniciou a actividade profissional no Grupo Mars (1998), gerindo marcas como Mars, Twix, M&M’s, Snickers, Pedigree e Whiskas. Em 2001 ingressa na Vodafone como gestor de produto para, em 2005, passar a integrar o departamento de marketing da McDonald’s Portugal onde, para além da gestão das campanhas de imagem da marca e dos patrocínios desportivos à Selecção Nacional, aos Jogos Olímpicos e às grandes competições de Futebol da UEFA e da FIFA, é o responsável pela gestão do negócio de Famílias – gestão da marca Happy Meal, do programa de festas de aniversário e da “mascote” Ronald McDonald. É também o responsável pela gestão do programa de fidelização Uailde, uma plataforma digital de comunicação e interacção com os teenagers e jovens adultos, clientes da McDonald’s.
Rodrigo Carmona
Director de Customer Marketing da Kraft.
Liecnciado em Gestão pelo ISG, Rodrigo Carmona estagiou na RTC (Rádio Televisão Comercial), antes de ingressar no Grupo Nutrinveste (Sovena) como gestor de produto (1999). Segue-se a Kraft Foods Portugal como brand manager (2001) para, em 2006, passar a ser o responsável pelo departamento marketing em Portugal. Além de ter trabalhado diferentes marcas de grande consumo – Fula, Triunfo, Milka, Oreo, Lu, Toblerone, Sugus, Royal e Philadelphia – , actualmente, lidera o projecto de bebidas quentes TASSIMO para as áreas de Vendas e Trade.
Miguel Osório
Director de Marketing da Sonae Distribuição Retalho Alimentar.
Licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, Miguel Osório começou por estagiar no Citibank antes de ingressar na Andersen Consulting como consultor (1996/1999). Segue-se o Continente como advertising manager, cargo que ocupou até 2001, quando se tornou director de Publicidade da Sonae Distribuição. Em 2005 é nomeado director de Marketing e Expansão das marcas Modalfa e Zippy e, em 2006. director de Marketing dos hipermercados Modelo. Ocupa as actuais funções desde 2008.
Fonte: Seminário de Marketing Infantil