O dia começou com a conferência da GoViral, onde se discutiu a
capacidade actual e as alterações necessárias ao modelo de produção de
vídeo online. Com a conferência da Ogivly, foi delineado os parâmetros
de um bom salesman, e a importância de saber vender no interior de uma
agência. Seja na parte criativa quer no contacto com cliente. Esta
conferência acabou com a votação do World Greates Salesperson uma acção
criada pela Ogilvy via Youtube, em que chegaram a Cannes apenas 3
finalistas.
Já na última sessão da manhã, a Entertainment Arts, apresentou
como a relação entre os vídeojogos e as marcas tem sido benéfica para
ambos os lados. Um maior tempo de jogo também significa uma maior
exposição das marcas ao consumidor.
Hoje, 21, é também dia de oradores portugueses no festival, na
conferência da SAWA. Manuel Faria e Catarina Bastos, ceo da Indigo e
directora-geral da Screenvision, respectivamente, discutem “The Cinema
Medium – Connecting Technology, The Audience And The Advertiser”, uma
visão dos avanços tecnológicos e as suas potencialidades para marcas.
Mais logo entregam-se os primeiros leões. Em shortlist estão trabalhos
da Fischer e da Leo Burnett tem nas categorias de PR, Promo &
Activation e ainda Direct. A Fischer com Entra em Campo para a Sagres
em Direct. Já a Leo Burnett, na mesma categoria tem a Store + para a
Cruz Vermelha Portuguesa, que repete também em Promo & Activation
bem como o Projecto Viva para o Lidl. Na categoria de PR apenas a Leo
Burnett tem trabalhos em shortlist, com a loja da Cruz Vermelha, e o
Projecto Viva para o Lidl.
Não é propriamente novidade para os repetentes deste evento, mas este
ano é ano de mundial, irá realizar-se o mundial de futebol de praia por
países representados em Cannes. Boa sorte à para os “jogadores”
Portuguesa.
A repetir também este ano: a Tuga Beach. Um ponto de encontro para toda
a comitiva Portuguesa, na Plage Royale. Aqui, a organização propõe aos
visitantes que matem as saudades de casa com produtos nacionais, como
café, cerveja ou ainda os tremoços.