De acordo com a Carat, em comunicado, este valor reflecte a relativa
boa performance que vários sectores de actividade vêm demonstrando
neste primeiro semestre, nomeadamente alimentação (+28%**), higiene
pessoal (+13,7%**), retalho (+20,4%**) e sector automóvel (+20,1%**).
Em contra ciclo estão principalmente as bebidas (-21,9%**) e a higiene
do Lar (-10,1%**).
“Tendo havido alguma antecipação de investimentos em virtude das
activações do Mundial de Futebol, a Carat vê no mercado uma tendência
generalizada para manutenção dos planos definidos no início do ano, que
apontavam para um crescimento na ordem dos 5%, mas que estará
naturalmente dependente dos efeitos que as medidas económicas possam
vir a ter no consumo e consequentemente nos investimentos
publicitários”, considera a empresa.
Quanto ao crescimento por meios, a Televisão deverá aumentar 5,1%, com
a Televisão aberta a crescer 4,5% apoiada no mundial de futebol mas
principalmente numa melhor distribuição dos investimentos ao longo do
ano. Já a televisão por subscrição deverá crescer cerca de 12%, em
virtude do continuado aumento de penetração nos lares portugueses e dos
investimentos realizados na SportTV em ano de mundial, adianta a Carat.
A imprensa, por seu lado, “continuará com dificuldades”, estimando que
a Diária fique ligeiramente negativa (-5,0%) e a não Diária positiva
(+3,0%).
Rádio e publicidade exterior deverão estar em linha com o mercado
(+5,0%) enquanto internet continuará a crescer a um ritmo considerável
(+25%).
TV FTA TV SUBS Total TV Imp. Diária Imp. NDiária Total Imp. Radio Exterior Internet Total
2010 +4,5% +12% +5,1% -5,0% +3,0% +0,2% +5,0% +5,0% +25% +4,9%
* Valores reais
** Valores á tabela
Fonte: JLM&Associados