Carat prevê crescimento de 4,9% para o mercado publicitário em 2010

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A Carat Portugal acaba de divulgar as suas previsões para o mercado publicitário em 2010, que segundo a empresa deverá registar um crescimento na ordem de 4,9%.

De acordo com a Carat, em comunicado, este valor reflecte a relativa
boa performance que vários sectores de actividade vêm demonstrando
neste primeiro semestre, nomeadamente alimentação (+28%**), higiene
pessoal (+13,7%**), retalho (+20,4%**) e sector automóvel (+20,1%**).
Em contra ciclo estão principalmente as bebidas (-21,9%**) e a higiene
do Lar (-10,1%**).

“Tendo havido alguma antecipação de investimentos em virtude das
activações do Mundial de Futebol, a Carat vê no mercado uma tendência
generalizada para manutenção dos planos definidos no início do ano, que
apontavam para um crescimento na ordem dos 5%, mas que estará
naturalmente dependente dos efeitos que as medidas económicas possam
vir a ter no consumo e consequentemente nos investimentos
publicitários”, considera a empresa.

Quanto ao crescimento por meios, a Televisão deverá aumentar 5,1%, com
a Televisão aberta a crescer 4,5% apoiada no mundial de futebol mas
principalmente numa melhor distribuição dos investimentos ao longo do
ano. Já a televisão por subscrição deverá crescer cerca de 12%, em
virtude do continuado aumento de penetração nos lares portugueses e dos
investimentos realizados na SportTV em ano de mundial, adianta a Carat.

A imprensa, por seu lado, “continuará com dificuldades”, estimando que
a Diária fique ligeiramente negativa (-5,0%) e a não Diária positiva
(+3,0%).

Rádio e publicidade exterior deverão estar em linha com o mercado
(+5,0%) enquanto internet continuará a crescer a um ritmo considerável
(+25%).

            TV FTA    TV SUBS    Total TV    Imp. Diária    Imp. NDiária    Total Imp.    Radio    Exterior    Internet    Total
2010    +4,5%         +12%        +5,1%          -5,0%            +3,0%         +0,2%      +5,0%    +5,0%      +25%    +4,9%

* Valores reais
** Valores á tabela

Fonte: JLM&Associados

Segunda-feira, 12 Julho 2010 16:08


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