“Já houve ‘doodles’ portugueses e o ‘Vitinho’ não foi o último. Este
ano, certamente, teremos mais”, referiu o responsável de marketing da
Google Portugal, Marco André.
A ideia de comemorar os 25 anos do célebre boneco da rubrica “Boa Noite”
da RTP foi da equipa de marketing da Google Portugal, que contactou o
criador do “Vitinho”, José Maria Pimentel, para obter autorização e
saber a data exacta da criação.
O “doodle” foi depois construído pela equipa criativa da empresa nos
Estados Unidos, disse Marco André, acrescentando que o boneco só está
visível a quem aceder hoje ao Google em Portugal, dado que o “Vitinho” é
um personagem conhecido apenas dos portugueses.
“Quisemos gerar um sorriso em cada português. O ‘Vitinho’ é algo que
ainda está no imaginário dos portugueses”, afirmou, frisando que esta
iniciativa “não tem qualquer tipo de relação comercial, nem com a RTP
nem com a Milupa”.
Contactado também pela Lusa, José Maria Pimentel explicou que criou o
“Vitinho” em 02 de Fevereiro de 1986 para uma campanha publicitária da
Milupa, mas o boneco só apareceu na televisão meses mais tarde, depois
de ganhar um concurso da RTP para a rubrica “Boa Noite”.
“O ‘Vitinho’ esteve no ar 10 anos. Foi uma coisa que marcou uma geração
inteira”, salientou, referindo que, ao todo, fez quatro filmes sobre
este personagem que todas as noites dizia às crianças que estava na hora
de ir para a cama.
A Google já exibiu outros “doodles” alusivos a Portugal, mas com menor
impacto visual.
No repositório de logótipos da Google (www.google.com/logos), é possível
ver “doodles” alusivos à participação de Portugal nos campeonatos da
Europa e do Mundo de futebol, e ao Dia da Cultura Científica Portuguesa,
24 de novembro de 2008.
Há também um “doodle” do Dia de Portugal em 2006, mas erradamente datado
em 11 de Junho.
Fonte: Lusa