Ibersol planeia abrir os primeiros restaurantes em Angola ainda este ano


O grupo Ibersol prevê abrir os primeiros restaurantes em Angola, um mercado onde já investiu 3,5 milhões de euros, até ao final do ano, estando ainda a negociar um possível acordo com parceiros locais.

“Temos um terreno comprado em Angola e estamos num processo de licenciamento e temos também negociado um espaço num centro comercial em Luanda, que deveria ter aberto em 2009”, afirmou hoje o administrador da Ibersol António Pinto de Sousa.

Na apresentação dos resultados relativos a 2010, no Porto, António Pinto de Sousa adiantou que a entrada no mercado angolano é a única operação de internacionalização da Ibersol em curso, que representou até ao momento um investimento de 3,5 milhões de euros.

Questionado sobre a estrutura accionista da empresa de restauração, em Angola, o administrador admitiu que tem “falado com algumas pessoas, mas ainda não há acordo com ninguém”.

António Pinto de Sousa sublinhou que “a empresa está constituída e não há pressa”.

Segundo o administrador do grupo, que explora as insígnias como Pizza Hut, Burguer King e KFC, o terreno em Angola tem como destino um restaurante ‘drive-in’, recusando a adiantar com que marcas o grupo se vai estrear no mercado angolano.

O grupo Ibersol fechou 2010 com lucros de 15 milhões de euros, mantendo o resultado líquido do ano anterior, tendo conseguido aumentar em 2,5 por cento as vendas para 212,5 milhões de euros.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Ibersol anunciou um crescimento de quatro por cento das vendas em Portugal, quando em Espanha houve uma redução das vendas, na ordem dos cinco por cento, que foi acompanhada pela diminuição do número de unidades.

No mesmo período, a Ibersol reduziu o EBITDA em 4,8 por cento, para 32,4 milhões de euros, “consequência de uma degradação da margem bruta e do acréscimo dos custos operacionais (imparidade de activos)”.

Fonte: Lusa

Quarta-feira, 16 Março 2011 10:39


PUB