Segundo avança em comunicado o Infarmed, a campanha tem como objectivo sensibilizar os utentes e os profissionais de saúde para os custos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e do utente e apelar à sua responsabilidade na redução destes custos, nomeadamente através da prescrição, dispensa e utilização de Medicamentos Genéricos.
Desde 2001, o Infarmed e o Ministério da Saúde têm vindo a desenvolver campanhas informativas deste género, as quais têm dado um contributo importante na promoção da utilização dos medicamentos genéricos.
Analisando a evolução do mercado de medicamentos genéricos nos últimos anos, é possível confirmar que as maiores quotas de mercado foram atingidas em simultâneo com a realização de campanhas informativas destinadas ao público e aos profissionais de saúde, adianta o Infarmed.
O âmbito da presente campanha prende-se com a necessidade de informar o público sobre as oportunidades, em termos de poupança para o utente e do equilíbrio financeiro do SNS, decorrentes da aplicação do Novo Pacote do Medicamento que tem como objectivos: melhorar o acesso ao medicamento a quem dele necessita, em especial às pessoas com menos recursos económicos; tornar o sistema de comparticipações do Estado mais racional e eficiente; Promover a generalização da utilização do medicamento genérico.
Ainda de acordo com o mesmo comunicado, os medicamentos genéricos têm contribuído de forma significativa para uma utilização mais racional do investimento em medicamentos do SNS e têm permitido ao utente poupar nos seus encargos com medicamentos.
“Os MG são um bom exemplo de como é possível reduzir os custos do utente e do SNS sem comprometer a qualidade dos cuidados de saúde prestados. Uma prescrição, dispensa e utilização mais alargada de MG, como a que se promove com a presente campanha, irá permitir ganhos ainda maiores para o SNS e para os utentes. Medicamentos Genéricos. Poupa você. Poupamos todos”, completa o Infarmed.
Veja aqui o anúncio.
Fonte: Infarmed