“Marcas de Confiança 2011” revelam favoritos dos portugueses

marcas_de_confianca_11
Caixa Geral de Depósitos, Continente, Delta, Galp, Sagres, Sapo e TMN são exemplos de algumas insígnias nacionais que continuam a conquistar a confiança dos consumidores portugueses, segundo os resultados de mais uma edição do  estudo “Marcas de Confiança 2011”, da Selecções do Reader’s Digest.

Realizado em 16 países europeus, o estudo que avalia os níveis de confiança dos consumidores nas marcas divididas em 40 categorias. De salientar que nesta edição foram incluídas três novas categorias: Estação de Rádio, Produtos de Higiene Oral e Produtos Lácteos.

As marcas nacionais continuam a liderar muitas das escolhas dos portugueses. É de reter a confiança que os portugueses depositam no óleo Fula (79% na categoria Óleos Alimentares), na Delta (66% nos Cafés), na Sagres (58% nas Cervejas), na Galp (56% nas Gasolineiras), na TMN (49% em Redes de Telemóvel), na Worten (43% em Cadeia/Loja de Distribuição), no Continente (41% em Hiper/Supermercados) e na Caixa Geral de Depósitos (37% na Banca). 

Em relação ao ano passado, quer a Worten, a Galp, o Fula, o Continente e a Caixa Geral de Depósitos voltam a destacar-se por terem aumentando os seus índices de confiança: Worten sobe 13%, Galp 7%, Fula 3%, Continente 2% e CGD 1%.

Marcas portuguesas de confiança são também a Abreu (65% na categoria Agência de Viagens), a Luso (63% em Águas Engarrafadas), o Sapo (31% em Empresas de Serviço Internet) e a Fidelidade Mundial (21% em Companhias de Seguros).

A confirmar que os Correios de Portugal são um elemento essencial do desenvolvimento social e económico do país, visando a satisfação das necessidades dos cidadãos, os CTT, com 51%, mantêm o lugar de liderança na categoria Empresas de Serviço Público. Na categoria Estação de Rádio, introduzida este ano, a marca mais votada é a RFM (27%).

Nas categorias Cremes Para Barrar e Produtos Lácteos as marcas que merecem maior confiança do povo luso são, respectivamente, a Becel (51%) e a Mimosa (26%). Já a Nestlé, tal como em 2010, volta a ganhar em duas frentes: Cereais de Pequeno-Almoço (37%) e Chocolates (56%). Ao decidirem que alimento elegerem para o seu animal de estimação, os leitores decidem-se pela marca Friskies, que obteve 45% dos votos de confiança, mais 10% do que no ano transacto.

Em termos europeus, a Nestlé é também a marca de confiança de Cereais de Pequeno-Almoço na Croácia, República Checa, Polónia, Roménia, Rússia e Eslovénia. Na Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Suécia e Suíça confiam mais na Kellogg’s.

No que se refere à higiene e beleza, em primeiro lugar, é de salientar o voto de confiança que os leitores da Reader’s Digest atribuem à L’Oréal (19% na categoria Cosmética/Cuidados com o Rosto), que destrona, assim, a Nívea, líder de confiança em 2009 e 2010. Apesar deste volte-face, a marca Nivea mantém a confiança no ranking dos Cuidados com a Pele (Corpo), com 32%.

Lá fora, a Nívea continua a obter um lugar privilegiado na confiança dos consumidores europeus. O seu estatuto é já de multi-vencedora, uma vez que, nesta última categoria, e ano após ano, é votada como a marca de maior confiança em todos os países alvo do estudo (Áustria, Bélgica, Croácia, República Checa, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Holanda, Polónia, Roménia, Eslovénia, Suécia e Suíça), com excepção de um: Rússia, que deposita a sua confiança na Yves Rocher.

A Colgate garante o primeiro lugar na nova categoria Produtos de Higiene Oral (43%). Halibut continua a ser a marca de Creme para Tratamento de Problemas de Pele com mais confiança e reconhecimento do público (39%), enquanto que, na categoria de Cuidados com o Cabelo, a Pantene continua a liderar as preferências dos consumidores (47%). Quando se trata de escolher um produto para a coloração do cabelo, L’Óreal surge no topo da confiança, com 41% das referências dos inquiridos.

Na categoria de Grandes Electrodomésticos, a Miele sobe ao pódio da confiança com 42% dos votos. Também na Áustria, Bélgica, Alemanha, Holanda e Suíça, a Miele toma a liderança da confiança. Ao serem questionados sobre qual o Detergente para a Máquina de Loiça em que mais confiam, os portugueses escolhem Sun (40%). E quando passamos da limpeza da loiça para a do lar, a marca Sonasol, da alemã Henkel, consegue 45% de confiança na categoria Detergentes para a Limpeza do Lar.

Skip é a marca preferida na categoria Detergentes para a Roupa, insígnia que em 2011 reforça o seu reconhecimento e a liderança com 69%. Este elevado índice de confiança reflecte e confirma a forte quota de mercado que a marca detém em Portugal. Nos nossos vizinhos europeus, a confiança reparte-se entre a Ariel (Croácia, República Checa, Holanda, Roménia, Russa, França, Hungria, Eslovénia e Suécia) e a Persil (Áustria e Alemanha). Na categoria Amaciadores de Roupa, foi uma outra marca do universo Unilever – Jerónimo Martins, a Comfort, a ser eleita como a de maior confiança para metade dos portugueses inquiridos (51%).

Depois de, no ano passado, ter ultrapassado a confiança depositada na Mercedes-Benz, a Toyota permanece, em 2011, como a marca de maior reconhecimento no que respeita à confiança na categoria Automóveis, tendo mesmo aumentado o seu índice (de 19% em 2010 para 35% em 2011). A Toyota também é líder de confiança na Finlândia, Rússia e Holanda. 

Neste sector, e ao analisarmos os resultados dos restantes países, percebemos que a confiança europeia se dispersa por diversas marcas: Volkswagen (Áustria, Bélgica, Alemanha, Polónia e Suiça), Opel (Croácia e Hungria), Skoda (República Checa), Renault (França e Eslovénia), Dacia (Roménia) e Volvo (Suécia). 

Na categoria de Computador Pessoal a Hewlett Packard merece a confiança de 30% dos cidadãos, sendo que é também líder em mais nove países (Áustria, Croácia, Finlândia, França, Hungria, Holanda, Eslovénia, Suécia e Suíça). A Canon (38%) é a mais fiável para os leitores da Reader’s Digest na área das Máquinas Fotográficas. A marca é de confiança também para a maioria dos europeus, com excepção dos croatas, polacos e romenos que preferem a concorrente Sony.

Os telemóveis Nokia perduram como os preferidos dos portugueses (61%) e também do resto da Europa, apesar da França, este ano e na categoria Telefones Móveis/Telemóveis, atribuir o mais alto nível de confiança à Samsung. Graças aos franceses, a Nokia perdeu o lugar privilegiado na confiança dos consumidores europeus, conquistado desde 2000: ser eleita em todos os países.

Visa insiste em ser o cartão com mais crédito junto dos portugueses, tendo obtido voto de confiança de 44% dos leitores da revista. Visa vence também a categoria Cartões de Crédito em mais 14 dos 16 países inquiridos: na Croácia as preferências recaem no American Express. Por sua vez, a Medis reconquista a confiança dos portugueses (38%) na categoria Seguros de Saúde, depois de no ano passado ter sido ultrapassada pela Multicare.

Nos Analgésicos/Medicamentos para a Dor, a Aspirina (1) (43%) ganha o título de marca de confiança. O Bisolvon (2) (41%) mantém a liderança quando se trata de Medicamentos para a Tosse e Constipação. Nas Vitaminas, a confiança dos portugueses recai, tal como o ano passado, no Centrum (61%). Também na Polónia esta marca merece a confiança dos consumidores desde 2000. Por sua vez, na categoria Laxantes, a marca mais votada é o Dulcolax (3) (58%). 

Na escolha de uma marca, os factores determinantes são a influência dos filhos e o facto de a marca ser socialmente activa, conforme indicam 63% dos inquiridos, em ambos os casos. 

O estudo “Marcas de Confiança 2011” concluiu ainda que as marcas preferidas são caracterizadas por três factores-chave: fácil de usar (61%), amiga do ambiente (54%) e prática (54%).

Fonte: Media Consulting

Segunda-feira, 28 Fevereiro 2011 15:30


PUB